Brand-News Publicidade 1200x90
12/01/2024 às 16h50min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h50min

IMS Poços reabre ao público neste sábado, 13 de janeiro

FONTE: Mariana Tessitore - mariana܂tessitore@ims܂com܂br
Vista aérea do IMS Poços; em primeiro plano, o Chalé Cristiano Osório - Foto: Ricardo Costa
c 
Após minuciosas obras de restauro no Chalé Cristiano Osório e de modernização do centro cultural, público poderá conferir as melhorias e a programação especialmente dedicada à reabertura
 
O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas vai reabrir ao público neste sábado, 13 de janeiro, a partir das 13h, com duas exposições e uma programação especial de cinema. A solenidade de abertura ocorrerá às 20h, com a participação do Diretor Geral do IMS, Marcelo Mattos Araújo, entre outros diretores, coordenadores e colaboradores.
O centro cultural de Poços ficou fechado para obras por mais de um ano, período em que foram feitas diversas melhorias. 
 
De acordo com Marcelo Araujo, a reinauguração marca uma nova fase na história do IMS em Poços de Caldas. "O programa de exposições, cinema e eventos musicais que reabre o IMS Poços revela as linhas de trabalho que pretendemos aprofundar, combinando programações que trarão à cidade iniciativas apresentadas nas outras sedes do IMS com exposições e programas que resultam de uma interlocução com Poços de Caldas, com os seus habitantes e agentes culturais, a partir de pesquisas sobre suas memórias, para construir interpretações e reflexões sobre o Brasil contemporâneo”, disse.
 
EXPOSIÇÕES E CINEMA - As duas e exposições em cartaz a partir de amanhã são: Fotoclubismo em Poços de Caldas - Vestígios de uma história e As metamorfoses - Travestis e transformistas na SP dos anos 70, de Madalena Schwartz.
No sábado de reabertura (13/1), serão realizadas duas visitas mediadas com os curadores das exposições: às 15h, Samuel Titan Jr. conduz o público pela mostra As metamorfoses; às 16h, será a vez de Teodoro Carvalho Dias apresentar a exposição Fotoclubismo em Poços de Caldas.
 
A programação inclui também sessões especiais dos filmes O dia que te conheci, de André Novais Oliveira, cineasta homenageado da Mostra de Cinema de Tiradentes 2024, exibido no sábado (13/1) às 17h30; e Café com canela, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, que será projetado no domingo (14/1), às 16h. As sessões serão seguidas de debates com os diretores e o curador de cinema do IMS, Kleber Mendonça Filho.
Uma enxuta, mas substanciosa programação do circuito comercial está sendo especialmente pensada para Poços. A curadoria da sala de cinema, em um diálogo iniciado em janeiro de 2023 com agentes culturais, cineastas, gestores e produtores culturais, movimento hip-hop, movimento negro, congada poços-caldense, entre outros, estabeleceu a cidade como o lugar de novidades, estreias, novas mostras, e não apenas refletindo o que acontece nos cinemas do eixo São Paulo-Rio.
 
Ainda no fim de semana de abertura, curtas poços-caldenses serão exibidos, abrindo as sessões de longas, com apresentação de seus realizadores. Também em janeiro, o cinema promove sessões especiais de filmes como Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho; Deus e o Diabo na terra do sol, de Glauber Rocha; e Oldboy, de Park Chan-wook, entre outros destaques. Na programação estendida, uma mostra de filmes que tenham a sala de cinema como pano de fundo será apresentada ao longo do ano de 2024. Confira a programação completa do cinema e os dias e horários de cada sessão no site.
 
Também como parte da programação de inauguração, no domingo (14/1), às 10h, o projeto Elas no Choro realiza um show gratuito, com a violonista Helô Ferreira, a pandeirista e cavaquinista Marina Siqueira, a pianista Dudah Lopes e a flautista Cibele Palopoli.
Ainda neste mês de janeiro, o centro cultural promove oficinas de férias para as crianças (16, 18 e 27/1), uma masterclass (17/1, às 19h) e um concerto (18/1, às 19h) com a pianista Maria Teresa Madeira, além de um show com o tradicional Bloco da Tine (28/1, às 10h). Saiba mais detalhes sobre a programação e como participar de cada evento no site.
 

 
Restauro e modernização
Primeira sede do Instituto Moreira Salles, inaugurada em 8 de agosto de 1992, o IMS Poços passou por importantes obras de restauro e modernização, que vão melhorar a experiência dos visitantes e garantir mais possibilidades em sua programação cultural e educativa. O prédio, projetado pelo arquiteto mexicano Aurelio Martinez Flores para abrigar exposições, exibir mostras de cinema e receber concertos, foi totalmente renovado. Os painéis agora são de gesso acartonado, e dentro deles corre uma moderna instalação elétrica, permitindo mais versatilidade na montagem de exposições.
 
O auditório, remodelado, conta com novas e confortáveis poltronas, além de um moderno sistema de projeção, iluminação e som, que o qualificam como uma sala de cinema de referência. Foram criadas duas pequenas salas nas laterais do palco - uma será usada como camarim e a outra, destinada a guardar o piano disponível para concertos e shows promovidos no local.
 
O IMS Poços reinaugura comprometido com sustentabilidade, acessibilidade e segurança. Um novo sistema de painéis para energia solar reforça o compromisso com a economia sustentável. O pavilhão de exposições ganhou elevador ligando os dois pavimentos. Foram construídos mais banheiros, acessíveis a pessoas com deficiência. Aos guarda-corpos e corrimãos já existentes, foram acrescentados novos, em duas alturas.
 
Já o Chalé Cristiano Osório, erguido em 1894, passou por um cuidadoso restauro - as telhas francesas da construção original foram retiradas uma a uma, lavadas e recolocadas no lugar. As que estavam quebradas foram substituídas por telhas de um chalé similar que não resistiu à especulação imobiliária. Vivalde Bertozzi, mesmo funcionário que o restaurou há 32 anos, logo depois de o IMS adquirir o imóvel, em 1989, para instalar ali seu primeiro centro cultural, recuperou todos os detalhes em madeira. E a pintura está refeita, com as mesmas cores azul e bege originais da construção. Um sistema de iluminação que se acenderá automaticamente à noite vai valorizar e chamar a atenção para os numerosos detalhes da arquitetura do chalé.
 
 
SERVIÇO:
IMS Poços
Endereço: Rua Teresópolis, 90, Poços de Caldas, MG, Brasil. 35 3722 2776
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h
Entrada gratuita

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.