Brand-News Publicidade 1200x90
12/01/2024 às 16h05min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h05min

Concerto de encerramento do FMM apresenta Orquestra Sinfônica e Solistas

FONTE: Jesuane Salvador - FOTOS: Divulgação
O espetáculo é regido pelo maestro Jean Reis
c 
A regência é do maestro Jean Reis
 
Em um espetáculo que promete ser o ponto alto da programação desta 25ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM), a Orquestra Sinfônica é a grande atração do encerramento do evento. O espetáculo é regido pelo maestro Jean Reis e traz, como solistas, as mezzo-sopranos Anastasia Liàntziris e Laleska Terzzetti e a pianista Serena Valluzzi. O concerto acontece neste sábado (13), às 20h30, no Teatro da Urca. A entrada é gratuita e pede-se a chegada com antecedência, para a garantia de lugares.
 
Em um espetáculo especial, o programa apresenta a obra de Léo Delibes (1836 - 1891), em o 'Dueto das Flores' (da ópera 'Lakmé'), na interpretação das mezzo-sopranos Anastasia Liàntziris e Laleska Terzzetti, além de obras de Piotr Tchaikovsky (1840-1893), em 'Abertura Fantasia Romeu e Julieta', e de Sergei Rachmaninoff (1873-1943), em 'Rapsódia sobre um tema de Paganini, Op. 43', trazendo, como solista, a pianista Serena Valluzzi.
 
MAESTRO JEAN REIS - Mestre em Música pela Andrews University e University of Redlands, Jean Reis é um regente e violinista renomado. Ele liderou diversas orquestras internacionais, como a Orquestra Arpeggione (Áustria), Mont Blanc Chamber Orchestra (França), Banda Sinfônica da Cidade de Buenos Aires e a Orquestra Filarmonica de Mendoza. Nos EUA, dirigiu a Northwest Florida Ballet, Northwest Florida Symphony Orchestra, Sinfonia Gulf Coast e a University of New Mexico Symphony Orchestra and Choir, entre outras. Como regente, realizou estreias mundiais importantes, incluindo a Sinfonia Brasileira de Arthur Barbosa e o Concerto para Piano e Orquestra, de Guilherme Bernstein Seixas. Também atuou como maestro assistente na University of Southern Mississippi Symphony Orchestra, facilitando oportunidades para jovens músicos brasileiros nos EUA.
 
Como violinista, integrou orquestras de prestígio em São Paulo e nos EUA. Foi professor de violino e prática de orquestra em diversas instituições e participou dos musicais "A Bela e a Fera" e "Chicago", em São Paulo. Além disso, gravou o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Alan Shulman como maestro convidado no Hot Music Festival (Arkansas, 2009) e participou de festivais internacionais como The Nacional Music Festival (EUA) e Espressivo Music Festival (Montenegro).
 
Reis tem um papel significativo na promoção de festivais de música no Brasil, atuando como Diretor Artístico e idealizador de mais de 75 festivais, incluindo o Festival Internacional de Canto de Curitiba (FICC) e o Festival de Ópera do Paraná. Recebeu diversas honrarias, como o título de Cidadão Poços-caldense por sua atuação na cultura e com a medalha Dom Pedro II, como Comendador, durante as comemorações dos 150 anos da cidade. Recebeu da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino a Ordem do Mérito Cultural "Carlos Gomes", no grau de Comendador, a mais alta distinção honorífica concedida pelos seus méritos em favor da música. Foi também homenageado com a Medalha do Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, outorgada pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU. Atualmente, é professor de violino e prática de orquestra no Centro Musical Profª Walda Tiso Veiga em Alfenas-MG, diretor artístico de festivais e maestro fundador da Orquestra Versatilis e da Orquestra Versatilis Filarmônica Mineira. Participa também de várias formações musicais, incluindo o Ensemble Versatilis e o Duo Versatilis. A partir de julho de 2024, estará dirigindo o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (FESTIMAP) em Toledo-PR.
 
PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO (13)
Além do Concerto Noturno, mais cedo, a série de Concertos Especiais apresenta outros três espetáculos. A programação tem início às 10h, quando as Thermas Antônio Carlos recebe um Grupo de Cordas do FMM. Às 14h, a Fonte do Leãozinho recebe o Grupo de Metais do FMM Fechando a série de Concertos Especiais, às 15h, o Museu Histórico e Geográfico recebe a Classe de Canto.
 
O FMM é uma promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura, com direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, apoio da Vivace, do Conservatório Municipal, Sesc e Primeira Igreja Batista. Nessa especial edição, conta com o patrocínio da Althaia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 
A programação completa do 25º Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no site www.festivalmusicanasmontanhas.com.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.