Brand-News Publicidade 1200x90
11/01/2024 às 16h53min - Atualizada em 11/01/2024 às 16h53min

FMM apresenta série de Concertos Especiais

FONTE: Jesuane Salvador - FOTO: Divulgação
Duo, formado pelos violinistas Isaac Francisco e Paola Rojas Parra, apresentou-se no Hospital Santa Lúcia
c 
Buscando levar música a espaços diferenciados e atender ao público que dificilmente teria acesso à programação de concertos, por se encontrar em locais como hospitais e asilos, a programação do 25º Festival Música nas Montanhas (FMM), que acontece de 7 a 13 de janeiro em Poços de Caldas (MG), segue com apresentações em diversos pontos da cidade. Em uma iniciativa pioneira, a série de Concertos Especiais pretende promover acessibilidade à música instrumental e erudita, com apresentações que atendem a um público amplo.
 
De acordo com a responsável pela série e assistente administrativa do FMM, Andréa Turato, é um dever do músico compartilhar seu talento com todas as pessoas, ainda mais com as que estão em situação de vulnerabilidade. Essa experiência sempre é marcada por momentos muito inspiradores e emocionantes.
 
"Além de estar onde o público está, as apresentações especiais incentivam a apreciação de novas sonoridades e também despertam o interesse para a música erudita, ampliando as possibilidades de quem ainda não teve acesso aos repertórios propostos a conhecerem o trabalho de grandes compositores e também possibilitando a aproximação entre o Festival e todos", informou Andréa.
 
Para o violinista Isaac Francisco, que apresentou-se no Concerto Especial, levar música aos hospitais contribui de uma forma muito relevante para a melhora nas perspectivas de cura e bem- estar.
"A experiência de tocar no hospital foi maravilhosa. Nós, enquanto músicos, temos essa missão de levar a arte, de levar alegria para todo o nosso público. Em especial, no hospital, a gente percebia sorrisos e notava uma mudança no clima. Pessoas que estavam dormindo acordavam, as que estavam tristes sorriam, os que podiam andar acompanhavam, e isso foi muito gratificante porque mostra para nós, jovens músicos e estudantes, que estamos no caminho certo, que fazer música realmente é o nosso princípio e meta de vida. Para mim, que já estive no leito de um hospital e recebi homenagens como estas, de músicos irem tocar no leito da UTI, a experiência foi uma das coisas mais felizes, porque a gente esquece a doença, esquece que realmente tem uma enfermidade e acredita, ao máximo possível, que pode melhorar para viver essa vida tão bela e maravilhosa", disse.
 
Além da Série Especial, o Festival apresenta uma vasta agenda de Concertos Noturnos, com nomes consagrados no cenário nacional e internacional. Todas as apresentações são gratuitas.
 
SÉRIE DE CONCERTOS ESPECIAIS
A agenda de Concertos Especiais teve início no domingo (7), na Igreja de São Domingos, que recebeu a Classe de Canto do Festival. Os espetáculos seguiram, passando, na terça-feira (9), pelo Asilo São Vicente de Paula e, na quarta-feira (10) pelo Hospital Santa Lúcia. A agenda segue com as seguintes apresentações:
- Sábado (13) - 10h – Thermas Antônio Carlos - Grupo de Cordas do FMM
- Sábado (13) - 14h – Fonte do Leãozinho - Grupo de Metais do FMM
- Sábado (13) - 15h – Museu Histórico e Geográfico - Classe de Canto
 
CONCERTO NOTURNO DESTA SEXTA-FEIRA (12)
A programação noturna de sexta-feira (12) leva, às 20h30, ao Teatro da Urca, a Orquestra Acadêmica, sob regência de André Sanches e a Banda Sinfônica do Festival, com regência de Juliano Barreto.
 
O FMM é uma promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura, com direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, apoio da Vivace, do Conservatório Municipal, Sesc e Primeira Igreja Batista. Nessa especial edição, conta com o patrocínio da Althaia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 
A programação completa do 25º Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no site www.festivalmusicanasmontanhas.com.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.