Brand-News Publicidade 1200x90
11/01/2024 às 16h25min - Atualizada em 11/01/2024 às 16h25min

Projeto “Polímeros e Futebol” envolve estudantes de escolas públicas de Poços e região em atividades práticas no campus da UNIFAL-MG na cidade

FONTE: Diretoria de Comunicação Social - [email protected] - FOTOS: Dicom/UNIFAL-MG /Divulgação
c 
Fruto de uma parceria com o MIT, iniciativa busca familiarizar os alunos com conceitos essenciais em Química e Engenharia de Materiais
 
A UNIFAL-MG, em parceria com a Massachussetts Institute of Technology (MIT), oferece a estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio o projeto “Polímeros e Futebol”, que consiste em uma semana de atividades práticas e teóricas sobre Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM). A oficina integra o MIT International Science and Technology Initiatives (MISTI) e está ocorrendo de 8 a 12 de janeiro, no campus Poços de Caldas.
 
São 30 estudantes do ensino médio da rede pública de Poços de Caldas e região envolvidos nas atividades, que têm por objetivo despertar o interesse pela Ciência e Tecnologia e apresentar as possibilidades de estudar em uma universidade federal.
 
Na programação, estão atividades como discutir ciência dos materiais, reciclagem de polímeros, prototipagem rápida, economia circular e sustentabilidade ambiental. Durante as oficinas, os participantes são envolvidos na desconstrução de uma bola de futebol, por exemplo, para identificar as várias camadas e composição química, as propriedades e função na bola. Outros materiais como a chuteira, os uniformes, a rede e o apito do árbitro também são trabalhados nas oficinas.
 
Conforme explicam as líderes do MIT-Brazil Global Teaching Labs de 2024, Thalyta Stefani Amâncio Santiago e Katharina Fransen, o programa tem o objetivo de familiarizar os alunos com conceitos essenciais em Química e Engenharia de Materiais. “O workshop inclui temas como polímeros, sustentabilidade e temas relacionados à saúde, tudo dentro do contexto emocionante do nosso amado futebol”, destaca.
 
Segundo as representantes do MIT no Brasil, a equipe formada pela instituição americana e colegas brasileiros busca ensinar tópicos práticos sobre o tema, seguindo o formato de um acampamento de verão, com breves apresentações técnicas intercaladas com atividades práticas e exercícios em grupo. “Os conceitos apresentados preparam os alunos como cidadãos para participar numa sociedade sempre mais ligada com tecnologia, e esperamos que essa introdução também desperte neles uma vontade de aplicar esses conceitos numa carreira baseada em ciência para fazer a contribuição deles ao melhoramento de nosso país e região”, salientam as líderes do MIT.
 
De acordo com o professor Leonardo Damasceno, coordenador da edição do programa na UNIFAL-MG, o projeto se torna importante tanto ao levar extensão aos alunos do ensino médio como na internacionalização da Universidade. Para ele, as atividades trazem bons frutos à UNIFAL-MG e se estendem em outras ações. “O projeto já está se estendendo em outras ações, por exemplo, na criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química”, destacou o docente.
 
Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Francisco Lopes Xarão, o projeto desenvolvido junto ao MIT dá continuidade ao trabalho de relacionamento internacional da Universidade e de internacionalização da extensão universitária. Segundo ele, o trabalho de rede envolve não só a parceria com o MIT, mas com a Caldense, time de futebol de Poços de Caldas, e com as escolas de ensino médio da região. “Esta é a aposta que nós estamos fazendo fortemente para os próximos anos: consolidar essas redes de cooperação para trazer gente para dentro da Universidade e levar os nossos estudantes para outras instituições”, pontuou o pró-reitor.
 
A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (8), no campus Poços de Caldas, e além de reunir docentes da Instituição também contou com a presença do reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. Esta primeira edição do programa se encerra nesta sexta-feira (12).
 
Para mais informações sobre o projeto, acesse aqui.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.