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10/01/2024 às 15h59min - Atualizada em 10/01/2024 às 15h59min

5 tendências de marketing para aumentar as vendas em 2024

Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google
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5 pontos que não devem ser ignorados pelas empresas como CRM, UGC, Marketing de Influência, IA e comunidades
 
Nesta época, muitas empresas voltam-se para o desenvolvimento, aprovação e início da execução de planejamentos e orçamento, tudo para começar o ano com as estratégias afiadas para alcançar as metas, especialmente se o objetivo é alavancar as vendas, sejam elas de serviços ou produtos.  
E para alcançar a efetividade no que se está projetando, é necessário entender a importância do planejamento de longo prazo, inclusive quando o assunto é marketing e suas tendências, que merecem a atenção das empresas, especialmente para se destacarem no mercado, sempre em ebulição.
 
5 pontos que merecem atenção: 
 
Customer Relationship Management (CRM) 
Muitas empresas ainda veem o CRM apenas como um banco de dados para armazenar informações básicas dos clientes. Contudo, ele vai muito além disso, uma vez que permite compreender melhor o cliente, desde suas preferências até seu histórico de interações com a marca. 
 
À medida que avançamos para o próximo ano, é esperado que o CRM desempenhe um papel ainda mais vital no marketing digital. A coleta de dados continuará sendo uma prioridade, mas a capacidade de interpretar essas informações e implementar estratégias com base nelas se tornará ainda mais crítica. 
 
Portanto, uma vez que o foco principal é o relacionamento com o cliente acima de tudo, as empresas que investirem na exploração completa das funcionalidades da ferramenta, estarão um passo à frente de uma boa parcela do mercado.  
 
User Generated Content (UGC)
O User Generated Content (UGC), que nada mais é do que o conteúdo criado pelos próprios usuários, seja em forma de avaliações, fotos, vídeos ou outras manifestações digitais, é uma área com muito potencial no marketing digital, especialmente neste novo mercado, onde os consumidores possuem muitas informações em mãos. 
 
Por isso, essa forma de engajamento é valiosa, pois oferece uma perspectiva autêntica e confiável sobre a marca, influenciando, consequentemente, na decisão de compra de outros consumidores. O UGC, inclusive, vai além de uma espécie de marketing boca-a-boca, uma vez que facilita o compartilhamento de informações nas redes sociais e outras plataformas, incidindo ainda nos resultados orgânicos.  
 
Inteligência Artificial (IA) 
A inteligência artificial é essencial no marketing digital, podendo impactar positivamente uma série de áreas, já que, por meio da aplicação de algoritmos inteligentes e do aprendizado da máquina, é possível analisar dados, prever comportamentos do consumidor, entender suas preferências e automatizar processos, deixando o trabalho ainda mais eficiente. 
 
A personalização, no entanto, é a chave para o sucesso no marketing digital, podendo a empresa adaptar as respectivas estratégias para um público específico. A IA ainda é fundamental na automação de tarefas rotineiras, liberando recursos humanos para atividades mais estratégicas e criativas e tornando as campanhas mais assertivas. 
 
Por isso, aderir a essa tecnologia e desenvolver profissionais para o uso dessa ferramenta é importante. Caso sua empresa já tenha aderido à IA, é importante ainda manter o time antenado sobre todas as atualizações que podem surgir na área.  
 
Comunidades online 
A criação de comunidades online oferece uma gama de benefícios para as empresas que buscam ir além da simples transação comercial. Algumas vantagens estratégicas incluem: 
- Engajamento sustentável: comunidades bem gerenciadas promovem engajamento contínuo, transformando consumidores em defensores da marca; 
- Feedback direto: as comunidades proporcionam um canal direto para feedback, permitindo que as empresas compreendam melhor as necessidades e expectativas dos clientes;
 - Criação de conteúdo colaborativo: membros ativos da comunidade frequentemente contribuem com conteúdo valioso, gerando uma biblioteca rica e diversificada;
 - Fidelidade à marca: o sentimento de pertencimento a uma comunidade fortalece a lealdade à marca, incentivando a repetição de negócios e a recomendação para novos membros. 
 
Marketing de influência
O marketing de influência tornou-se uma força poderosa no cenário do marketing digital. Ao colaborar com pessoas influentes nas redes sociais - como Instagram ou TikTok -, as marcas conseguem alcançar públicos específicos de maneira autêntica e impactante, já que os influenciadores têm o poder de moldar as decisões de compra de seus seguidores, seja por meio de análises detalhadas de produtos ou simples recomendações. 
 
E é importante saber que o marketing de influência vai além de simplesmente enviar produtos para influenciadores. Por meio deles, é possível trabalhar a face da sua marca, onde as estratégias envolvem não apenas a criação de narrativas autênticas, mas também o alinhamento de valores e o desenvolvimento de parcerias de longo prazo. 
 
Contudo, saiba que o marketing de influência, por ser um mercado relativamente novo, ainda enfrenta desafios, como a identificação de influenciadores autênticos, a gestão de expectativas e a necessidade de transparência. Por isso, o ideal é estudar o influenciador que deseja contratar e verificar se ele se encaixa, de fato, com o perfil do seu público.
 
As tendências de marketing para 2024 apontam para uma era de maior personalização, autenticidade e interação com os consumidores. Por isso, as empresas que abraçarem essas tendências e se adaptarem a essas mudanças, estarão bem posicionadas para alcançar o sucesso no cenário competitivo do marketing digital.
 
 

 
 

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