Brand-News Publicidade 1200x90
10/01/2024 às 15h50min - Atualizada em 10/01/2024 às 15h50min

Cine Fricção traz oficinas e exibições de filmes gratuitos a partir desta semana

FONTE: Carvalho Agência Cultural - [email protected] - FOTO: Priscila Veiga
C 
Programação de férias valoriza a temática LGBTQIAPN+
 
Janeiro chegou, e com ele as ações gratuitas do projeto “Cine Fricção”, que serão realizadas em Poços de Caldas, propondo a circulação de ações como a exibição de obras audiovisuais e cinematográficas por diferentes pontos da cidade, visando sempre a descentralização tanto dos locais quanto das obras, tendo como ponto principal de discussão a produção audiovisual LGBTQIAPN+ brasileira. Além da realização de oficinas que dialogam com as temáticas. 
 
Serão três sessões gratuitas de cinema, contando com uma curadoria criteriosa para selecionar obras audiovisuais que abordam questões relevantes para a comunidade LGBTQIAPN+. Serão incluídos filmes curtas-metragens nacionais premiados, representando a pauta da diversidade.
 
Para o encontro a ideia é uma sala de cinema, de preferência ao ar livre (caso não chova), com estrutura e conforto para receber a comunidade e discutir junto com diferentes convidados a cada sessão, as temáticas presentes nas obras. Temáticas estas voltadas para a comunidade LGBTQIAPN+ e as consequências da opressão enraizada na sociedade, apresentando vivências e possibilidades da arte como um instrumento para que essas vivências sejam visibilizadas, tendo seus direitos e políticas públicas garantidos e respeitados.
 
A exibição dos filmes é aberta ao público, porém, está sujeita à lotação do espaço por ordem de chegada. É recomendado verificar a classificação indicativa em cada sessão.
 
Também estão previstas a realização de duas oficinas, sendo: oficina de ‘Escrita Criativa’, com Will Moreira, no dia 16 de janeiro, e oficina de Teatro do Oprimido, com Cristal, nos dias 23 e 24 de janeiro. Ambas acontecerão na Casa das Artes.
 
As vagas para as oficinas são limitadas e destinadas ao público maior de 16 anos. Interessados devem se inscrever através do link https://forms.gle/yj5m89Lhu8knkkjk6, onde é possível ter mais informações sobre elas. 
 
PROGRAMAÇÃO CINE FRICÇÃO DE FÉRIAS
11/01 - Exibição 01
Horário: 19h
Local: Galpão das Artes (Rua Benedita Lucas da Silva, nº 80 - Jardim Ipê)
Programação:
Soccer Boys, de Carlos Guilherme Vogel (Doc, 14 min, Brasil, RJ, 2018) - 12 anos
Sétimo Dia, de Luiz Ulian (Drama, 21 min, Brasil, RJ, 2016) - 12 anos
Estrela Solitária, de Iwan Silva (Drama, 7 min, Brasil, SP, 2021) - 12 anos
+ Bate-papo com convidados
 
16/01 - Oficina de Escrita Criativa, com Will Moreira
Horário: 19h às 22h
Local: Casa das Artes (Travessa Águas Virtuosas, n° 111 - Cascatinha)
Inscreva-se: https://forms.gle/yj5m89Lhu8knkkjk6
 
18/01 - Exibição 02
Horário: 19h
Local: Casa das Artes (Travessa Águas Virtuosas, n° 111 - Cascatinha)
*a programação será divulgada em breve

23 e 24/01 - Oficina Teatro do Oprimido, com Cristal
Horário: 19h às 21h30
Local: Casa das Artes (Travessa Águas Virtuosas, n° 111 - Cascatinha)
Inscreva-se: https://forms.gle/yj5m89Lhu8knkkjk6
 
25/01 - Exibição 03
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei (Av. Francisco Jesualdi, 84, Jardim Novo Mundo, Poços de Caldas)
*a programação será divulgada em breve
 
SOBRE O CINE FRICÇÃO - O projeto surgiu durante o ano de 2022, pensando nos espaços, produções e estéticas culturais da comunidade LGBTQIAPN+ durante os últimos anos a partir da linguagem audiovisual e cinematográfica municipal, regional e/ou nacional. Dessa forma, o projeto busca alcançar a sociedade em toda sua diversidade sexual e de gênero, ocupando espaços histórica e contemporaneamente no município, como no ano anterior em que o projeto alcançou diferentes espaços da cidade. Portanto, a ação visa uma manutenção dos diálogos com a sociedade municipal, desmistificando algumas pautas da comunidade através da vivência, da fala e escuta; e valorizar as produções que partem deste núcleo social.
 
A proposta tem produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural, coordenação de Dani Silva e direção de arte de Paulo Tothy, conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas, além do apoio da Casa das ArtesCentro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei e Galpão das Artes.
 
Para saber mais, siga as redes sociais @cine.friccao e @carvalhoagenciacultural.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.