Brand-News Publicidade 1200x90
09/01/2024 às 15h30min - Atualizada em 09/01/2024 às 15h30min

Música brasileira para piano: masterclass com Maria Teresa Madeira no IMS Poços

FONTE: Cláudia Maria Cabral - [email protected] - FOTO: Marcio Monteiro
c 
A importância de Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga na música brasileira
 
Maria Teresa Madeira ministrará a masterclass Música brasileira para piano, destacando a relevância de Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga na música brasileira. A primeira parte será dedicada a uma apresentação sobre a história da música brasileira para piano, abrangendo o período da metade do século XIX até o início do século XX.
A passagem da linha do tempo que inclui a influência da música de salão europeia e os primórdios do choro são os principais focos desta abordagem. Já a segunda parte abrirá espaço para alunos executantes e ouvintes interessados em participar de uma masterclass interativa. Até 5 alunos terão a oportunidade de tocar obras do repertório brasileiro ao piano.

1ª Parte - Apresentação sobre a história da música brasileira para piano a partir da metade do século XIX até o início do século XX. Os primórdios do choro apresentados através da linha do tempo do tango brasileiro, do choro, e da música de salão que veio da Europa (aproximadamente 30 a 45 minutos)
 
2ª Parte - Espaço aberto a alunos executantes e ouvintes que queiram tocar ao piano obras do repertório brasileiro em formato de masterclass com o máximo de 5 alunos executantes.
Serão duas as modalidade de inscrição:
. 5 vagas para pessoas pianistas executantes. Para isso, após a inscrição, a pessoa deverá encaminhar uma cópia de uma partitura em PDF para o e-mail [email protected] e levar uma cópia física do mesmo no dia da masterclass.
. 30 vagas para ouvintes que queiram acompanhar a masterclass.

Maria Teresa Madeira é uma pianista com carreira multifacetada. Bacharel em piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Música pela Universidade de Iowa (EUA) e Doutora pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Como solista, já esteve à frente de orquestras no Brasil e exterior. Atualmente é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Sua discografia conta com mais de 30 CDs, como solista e camerista, majoritariamente de composições brasileiras.

Inscrições a partir do dia 6 de janeiro através do link
https://www.sympla.com.br/evento/musica-brasileira-para-piano-masterclass-com-maria-teresa-madeira/2286270
 
SERVIÇO:
Data e horário: Quarta-feira, 17 de janeiro - 19h
Duração: 150 minutos
Local: Cinema do IMS Poços - Presencial
Gratuito
Confira a programação completa em ims.com.br
@imoreirasalles @imspocos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.