Brand-News Publicidade 1200x90
05/01/2024 às 16h24min - Atualizada em 05/01/2024 às 16h24min

Reabertura do IMS Poços vai contar com duas exposições

FONTE: Mariana Tessitore - mariana܂tessitore@ims܂com܂br
Admiração, Poços de Caldas Cine Foto Clube, s.d. - Foto: Natálio Teixeira
c 
No sábado de reabertura (13/1), serão realizadas duas visitas mediadas com os curadores das exposições
 
O IMS Poços reabre ao público no próximo dia 13 de janeiro, depois de cerca de um ano fechado para obras, com duas exposições: Fotoclubismo em Poços de Caldas - Vestígios de uma história e As metamorfoses - Travestis e transformistas na SP dos anos 70, de Madalena Schwartz.
 
No sábado de reabertura (13/1), serão realizadas duas visitas mediadas com os curadores das exposições: às 15h, Samuel Titan Jr. conduz o público pela mostra As metamorfoses; às 16h, será a vez de Teodoro Carvalho Dias apresentar a exposição Fotoclubismo em Poços de Caldas.
 
A mostra Fotoclubismo em Poços de Caldas - Vestígios de uma história apresenta imagens de fotoclubes nacionais e estrangeiros encontradas no acervo do fotógrafo poços-caldense Limercy Forlin. Membro diretor do Foto Cine Clube de Poços de Caldas, Forlin guardou um conjunto significativo de ampliações, que teriam sido parte do terceiro e último salão internacional organizado em 1970, pelo Foto Cine Clube Poços-Caldense de Fotografia Pictorial. A mostra reúne mais de 100 fotografias dessa coleção.
 
A exposição As metamorfoses, por sua vez, apresenta o ensaio no qual a fotógrafa Madalena Schwartz (1921-1993) registrou travestis e transformistas que frequentavam a cena alternativa de São Paulo, na primeira metade dos anos 1970, em plena ditadura militar. Há retratos de nomes como Ney Matogrosso e os integrantes do grupo Dzi Croquettes, até figuras hoje menos conhecidas.
 
As duas exposições ficam em cartaz até 9 de junho de 2024.
 
CINEMA - O centro cultural também retoma suas atividades com uma programação especial de cinema, idealizada a partir de diálogos com agentes da cidade, com pré-estreia do filme O dia que te conheci, de André Novais Oliveira, cineasta homenageado da Mostra de Cinema de Tiradentes 2024, com Grace Passô e Renato Novaes. O filme será exibido no sábado (13/1) às 17h30. No domingo (14/1), às 16h, será a vez de Café com canela, de Glenda Nicácio e Ary Rosa. As sessões serão seguidas de debates com os diretores e o curador de cinema do IMS, Kleber Mendonça Filho.


 
A presença do IMS em Poços de Caldas
Poços de Caldas foi escolhida como sede do primeiro centro cultural do Instituto Moreira Salles por um motivo afetivo, que remonta à história da família Moreira Salles. Foi na cidade do sul de Minas Gerais que João Moreira Salles, nascido em 1888 em Cambuí, estabeleceu-se em 1918. O patriarca da família Moreira Salles era um jovem comerciante de café, e escolheu a cidade por ser então a maior da região e também terminal de um dos ramais da estrada de ferro Mogiana, por onde escoava a produção do grão.
 
Na cidade do sul de Minas, o negócio do café prosperou ao mesmo tempo que crescia a atividade bancária, iniciada pouco antes, como uma representação dos bancos que não tinham presença na cidade. Em 1931, João Moreira Salles abriu em Poços de Caldas a Casa Bancária Moreira Salles, embrião do Unibanco, que em 2008 se fundiu ao Itaú.
 
Quando Walther Moreira Salles (1912-2001), filho mais velho de João e seu herdeiro no comando dos negócios, decidiu criar um centro cultural, a opção por Poços de Caldas se deu naturalmente. A escolha do local, feita por ele e por Antonio Fernando de Franceschi (1942-2021), primeiro diretor-superintendente do Instituto Moreira Salles, recaiu sobre o Chalé Cristiano Osório, de estilo eclético, encomendado em 1894 pelo fazendeiro de café Cristiano Osório de Oliveira ao arquiteto italiano Giovanni Battista Pansini.
 
O chalé foi comprado em 1989, e, no amplo jardim que o rodeava, foi construído o prédio moderno e minimalista, projeto do arquiteto mexicano Aurelio Martinez Flores. É neste prédio, que se destaca na paisagem pela volumetria branca e pela ampla escadaria na fachada principal, em que são realizadas as exposições - o imóvel tem mais de 1.000 m2 de área expositiva. Na inauguração do IMS Poços, em agosto de 1992, foram exibidas ali uma mostra de arte moderna brasileira e outra de desenhos de Di Cavalcanti.
 
 
SERVIÇO:
IMS Poços
Endereço: Rua Teresópolis, 90, Poços de Caldas (MG)
Telefone: (35) 3722-2776
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h
Entrada gratuita

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.