Brand-News Publicidade 1200x90
28/12/2023 às 14h27min - Atualizada em 28/12/2023 às 14h30min

Maria Helena Rosas Fernandes recebe Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023

FONTE: Juliano Silva - [email protected] - FOTO: João Ferreira - Xuão
C 
Criadora do Encontros com a Música obteve nota máxima na premiação criada por órgão do Ministério da Cultura
 
Pianista, maestrina, professora e uma das mais consagradas compositoras brasileiras de música erudita, Maria Helena Rosas Fernandes recebeu o Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023. O resultado foi divulgado no dia 22 de dezembro no Diário Oficial da União.
 
Realizada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), a premiação inédita tem o objetivo de destacar e prestigiar a trajetória de pessoas com mais de 60 anos que detenham notório conhecimento e que atuem como referência nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro ou artes integradas.
A Funarte recebeu 737 propostas de mestras e mestres de todo o Brasil e selecionou 50 profissionais das artes. A área da música teve 182 indicações e premiou 9 pessoas. Minas Gerais teve ao todo 4 concorrentes reconhecidos.
 
A indicação de Maria Helena Rosas Fernandes - que obteve nota máxima - foi realizada pela Prisma Eventos, de Siomara Bonafé, com processo de inscrição e habilitação conduzido por Juliano Silva, da Juliano Silva Comunicação & Eventos, sendo que a candidatura foi endossada por importantes instituições brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Instituto Piano Brasileiro (IPB), Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade e Instituto Zenon Barreto.
Em carta de recomendação, o professor Marcelo Carneiro de Lima, diretor do Instituto Villa-Lobos (UNIRIO), afirmou: “Homenagear uma mulher tão proeminente em sua área como a compositora Maria Helena Rosas Fernandes endossa nosso desejo de valorizar a música brasileira em toda sua riqueza e diversidade histórica e cultural.”
 
SOBRE MARIA HELENA ROSAS FERNANDES
Mineira de Brazópolis e radicada em Poços de Caldas há mais de 20 anos, tendo recebido recentemente o Título de Cidadania Poços-caldense, por indicação do vereador Douglas Eduardo de Souza (Dofu), Maria Helena Rosas Fernandes nasceu em 8 de julho de 1933 e teve contato com a música ainda na infância, tendo suas primeiras aulas de piano com a mãe. Anos depois, formou-se no curso superior de Piano do Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, em 1964, e em Composição e Regência na Escola Superior de Música Santa Marcelina, em São Paulo, em 1977, tendo ainda estudado com professores renomados como Elzira Amabile, Osvaldo Lacerda, Almeida Prado, Hans-Joachim Koellreutter, entre outros.
Como professora, lecionou no Conservatório Musical de Campinas, no Conservatório Musical Carlos Gomes, no Instituto Educacional Ave Maria, na Escola de Artes Pró-Música e em cursos de extensão em música da PUC Campinas, entre os anos de 1964 e 1993.
Iniciou sua carreira de compositora em 1970, quando tomou conhecimento da riqueza da música indígena brasileira, na qual se inspirou para a realização de várias obras, sendo convidada para representar o Brasil no Internacionales Festival Komponistinnen, Heidelberg, na Alemanha, em 1992, no Brazil Land of Contrast, em Gainesville, nos Estados Unidos, em 1998, e no Kongress Brasil-Europe 500 anos, em Colônia, na Alemanha, em 1995. Como pesquisadora na área de música indígena brasileira, Maria Helena ainda ministrou palestras no Brasil, na Itália e na Argentina.
Entre suas obras destacam-se ainda composições idealizadas principalmente para orquestra e grupos de câmara. Entre suas composições para piano estão Estudos, Ciclos, Valsa, Prelúdio. Maria Helena compôs, também, três óperas. Algumas de suas obras encontram-se gravadas em LPs, CDs, DVDs e álbuns de pianistas e grupos brasileiros e estrangeiros, como Ruth Serrão, Luciana Soares, Sylvia Maltese e Quarteto Boulanger. A obra de Maria Helena é citada em diversos livros da história da música do Brasil e do mundo, como na Aaron Cohen International Encyclopedia of Women Composers e no New Grove Dictionary of Women Composers.
Em seus mais de 60 anos de carreira, recebeu diversas premiações, como Prêmio Funarte - 1º Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita para Piano ou Violão (1979), Prêmio Esso de Música Erudita (1979), III Concurso Latino-Americano de Composição (1988), Prêmio Nancy Van de Vate Internacional Composition Prize for Opera (2006), Comenda Carlos Gomes - Comendadora e Chanceler (2010) e Prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte (2014), entre outros.
 
Aos 90 anos de idade, Maria Helena Rosas Fernandes continua na ativa, realizando suas composições e divulgando seu trabalho, e promovendo o intercâmbio cultural entre compositoras brasileiras e estrangeiras e estimulando a produção da música erudita no Brasil, além de manter contato com diferentes instituições, sendo que suas obras foram gravadas recentemente na Bulgária e na Rússia, por meio de Embaixadas do Brasil no exterior.
Atua ainda como curadora do Encontros com a Música, projeto criado por ela em 2006 em Poços de Caldas e que realizou, só em 2023, cinco concertos e recitais gratuitos, democratizando o acesso à cultura e formando novos públicos. Criou ainda o Encontro Internacional de Mulheres Compositoras, com edições realizadas em Poços, São Paulo e Rio de Janeiro.
Maria Helena Rosas Fernandes foi casada por quase 50 anos com o médico psiquiatra Cláudio Fernandes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.