Brand-News Publicidade 1200x90
22/12/2023 às 16h09min - Atualizada em 22/12/2023 às 16h09min

Exposições em São Paulo e reabertura do centro cultural em Poços de Caldas são destaque do IMS em 2024

FONTE: Instituto Moreira Salles - [email protected]
Sem título, Poços de Caldas Cine Foto Clube, MG, s.d. Detalhe de foto de Limercy Forlin. Coleção particular
C 
Instituto Moreira Salles vai reabrir seu centro cultural ao público no dia 13 de janeiro com duas exposições
 
No ano que vem, o IMS Paulista apresentará exposições de renomadas figuras da fotografia e do cinema. Entre elas, o fotógrafo tcheco Josef Koudelka, conhecido por sua contribuição à fotografia humanista e poética mundial, o cineasta, roteirista e fotógrafo Jorge Bodanzky, a fotógrafa Stefania Bril, reconhecida também por suas atividades como crítica e curadora, e Thomaz Farkas, fotógrafo e cineasta influente no cenário cultural brasileiro.

Depois de passar por obras de restauro e modernização, o IMS Poços reabre ao público em 13 de janeiro, com uma exposição inédita sobre o fotoclubismo em Poços de Caldas e outra de fotografias de Madalena Schwartz, anteriormente exibida no IMS Paulista, no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba) e no Museo Nacional de Arte de La Paz.
No segundo semestre, o centro cultural de Poços receberá a exposição Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do gritoatualmente em cartaz no MAM da Bahia.

A reabertura do IMS Poços é marcada por melhorias significativas em acessibilidade e conforto, incluindo a instalação de elevadores, novos banheiros acessíveis e a renovação completa da sala de cinema, que também serve como auditório para shows e concertos. Esta última recebeu poltronas mais confortáveis e um projetor de última geração.

O IMS Rio continua fechado para obras de restauro e reforma de sua sede na Gávea, mas estabelecerá parcerias na cidade, como fez ao longo de 2023. 
 
Fotoclubismo em Poços de Caldas - Vestígios de uma história
13 de janeiro a 9 de junho de 2024
A exposição apresenta imagens de fotoclubes nacionais e estrangeiros encontradas no acervo do fotógrafo poços-caldense Limercy Forlin. Membro diretor do Foto Cine Clube de Poços de Caldas, Forlin guardou um conjunto significativo de ampliações, que teriam sido parte do terceiro e último salão internacional organizado em 1970, pelo Foto Cine Clube Poços-Caldense de Fotografia Pictorial. A mostra reúne mais de 100 fotografias dessa coleção, com destaque para a produção fotoclubista em Poços de Caldas, que teve como atores principais Roberto Thomas Arruda, Don Duane Williams, Vera Ferreira, Antônio Jayro Mota, Célio Barbosa, Dorival Pereira, José Asdrúbal Amaral, Roberto de Andrade, Limercy e Zizi Forlin. A curadoria é de Teodoro Stein Carvalho Dias, com assistência de curadoria de Beatriz Matuck.
 
Madalena Schwartz: as metamorfoses - Travestis e transformistas na SP dos anos 70
13 de janeiro a 9 de junho de 2024
Nascida em Budapeste, a fotógrafa Madalena Schwartz (1921-1993) teve atuação de destaque no meio cultural de São Paulo, onde se radicou em 1960. Dedicou seu primeiro ensaio de fôlego às personagens que conheceu na noite paulistana: artistas transformistas, andrógenos e travestis, num arco em que surgem desde nomes essenciais da época, como Ney Matogrosso e os Dzi Croquettes, até figuras hoje quase esquecidas. A curadoria é de Gonzalo Aguilar e de Samuel Titan Jr.

 
Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito
29 de junho a 17 de novembro de 2024
Ao longo de mais de sete décadas, Walter Firmo (1937) documentou inúmeras regiões do país enaltecendo seus personagens, sobretudo os negros, e múltiplas manifestações culturais e religiosas, além de retratos icônicos de grandes nomes da música popular, como Pixinguinha e Cartola. Fotografou em cor e preto e branco, produzindo, segundo suas próprias palavras, "um inventário da sociedade brasileira". Grande e atraente amostragem do trabalho de Firmo, a exposição com curadoria de Sergio Burgi e curadoria adjunta de Janaina Damaceno chega a Poços de Caldas depois de passar pelo IMS Paulista, pelas unidades do CCBB de Rio, Brasília e Belo Horizonte e pelo Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, onde fica em cartaz até 31/3. O catálogo da mostra acaba de vencer o prêmio Jabuti deste ano, na categoria Artes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.