Brand-News Publicidade 1200x90
20/12/2023 às 15h44min - Atualizada em 20/12/2023 às 15h44min

Celular Seguro: entenda como funciona o app lançado pelo governo federal para enfrentar roubos e furtos

Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Foto: Reprodução Google
C 
O aplicativo já está disponível para download nas lojas Google Play Store, para sistema Android, e Apple App Store, para iOS
 
O governo federal lançou nesta terça-feira (19) o aplicativo Celular Seguro, desenvolvido para enfrentar os crimes de roubo e furto de celulares no país. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), quase um milhão de telefones são roubados ou furtados por ano no Brasil. 
 
O app funciona como um sistema de bloqueio remoto que será acionado por pessoas de confiança do usuário, caso este tenha o aparelho subtraído. A ferramenta efetua o bloqueio do celular e do acesso a aplicativos de bancos e serviços como compras, transporte e alimentação, em poucos minutos após a ocorrência do delito. A plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
 
“O celular é o maior patrimônio que as pessoas carregam consigo no dia a dia. Tudo está portado no aparelho: acesso a bancos, dados pessoais. É um dos crimes que mais aflige a população”, definiu o secretário-executivo da pasta, Ricardo Capelli, que conduziu a divulgação durante coletiva de imprensa realizada em Brasília.
 
SUBNOTIFICAÇÃO - De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, no ano passado foram registrados 999.223 roubos e furtos de celulares no país. As informações constam no 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública
 
Contudo, segundo Ricardo Capelli, existem indicativos de que há subnotificação, em decorrência da extensa sequência de procedimentos que os usuários têm que realizar para efetuar o bloqueio da linha e do aparelho. “A pessoa precisava ligar para a operadora, registrar boletim de ocorrência, acionar a Anatel, avisar os bancos para fazer o bloqueio de aplicativos. Agora, o cidadão reporta sua denúncia diretamente à Anatel e os bloqueios ocorrem em sequência”, apontou o secretário-executivo. 
 
Na cerimônia de lançamento, foram assinados memorandos com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi. Também foram firmados protocolos de intenções com empresas como Google, Uber, 99 Tecnologia, Zetta, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Firmaram adesão ao aplicativo a Conexis Brasil Digital e as empresas Claro, Vivo e TIM
 
PASSO A PASSO PARA UTILIZAR O APP: 
1º Passo 
Abra o navegador de internet do celular e insira na barra de endereços "celularseguro.mj.gov.br". Ao ingressar na tela inicial do aplicativo Celular Seguro, clique em "Entrar com gov.br". 
 
2º Passo 
É imprescindível ter cadastro ativo na plataforma "gov.br". Digite o CPF no campo aberto para preenchimento e clique em "Continuar". Aplique a senha e clique em "Entrar". Você estará com a plataforma gov.br ativa no dispositivo e chegará ao sistema Celular Seguro. 
 
3º Passo 
Haverá três campos: o primeiro, da esquerda, é "Pessoas de Confiança", no qual será possível cadastrar as pessoas que irão solicitar o bloqueio em seu nome caso ocorra um assalto. Ao clicar em "Cadastrar contato", será necessário indicar nome, CPF, telefone e e-mail do contato. Para efetivar, basta clicar em "Cadastrar". 
 
4º Passo 
O campo central, denominado "Registrar Telefone", é fundamental, pois aponta os dados do seu aparelho. Clique em "Cadastrar Telefone" e um formulário abrirá para anotação de dados como marca, modelo, número da linha e operadora, entre outros dados opcionais. Para finalizar, é só clicar em "Cadastrar". 
 
5º Passo 
O terceiro campo, localizado à direita da tela, abre o protocolo "Registrar Ocorrência". Ao ingressar nele, haverá o direcionamento para "Meus Telefones" e "Telefones de Confiança", pelos quais será possível registrar a ocorrência de crime e denunciar o delito sofrido pela pessoa de confiança.





* O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.