Brand-News Publicidade 1200x90
14/12/2023 às 15h45min - Atualizada em 14/12/2023 às 15h45min

Projeto Turismo Educativo 60+ leva sugestões para prefeito e vice de Poços

TEXTO E FOTOS: Flávio José Valente
c 
Na tarde de ontem, 13 de dezembro, os integrantes do Projeto Turismo Educativo 60+ foram recebidos na sede da Prefeitura de Poços de Caldas pelo prefeito, vice-prefeito e alguns secretários de governo. A visita à sede da prefeitura, um verdadeiro “Palacete” icônico e histórico de 1911, coroou de maneira marcante o primeiro ano do Projeto. Na oportunidade, os participantes entregaram ao prefeito e equipe um documento contendo 10 sugestões para aprimorar a experiência turística 60+ em Poços de Caldas.
 
Estas sugestões surgiram naturalmente ao longo de um ano do projeto. Foram mais de 50 encontros realizados, entre aulas, palestras e visitas guiadas, sempre focando Poços, seu turismo e atrativos. As sugestões apresentadas foram fruto da observação individual de cada aluno e da construção coletiva que resultou, ao final, numa contribuição conjunta de todos os envolvidos. Ademais, as recomendações têm como propósito contribuir positivamente com alguns esforços já realizados pela atual administração municipal. Assim sendo, o documento entregue ao prefeito e vice pretende ser uma modesta maneira de agradecer e contribuir com a atual gestão municipal. O Projeto compreende que o contínuo progresso de Poços de Caldas, no sentido de se tornar cada vez mais acessível e acolhedora para os cidadãos com mais de 60 anos, naturalmente atrairá um maior e mais qualificado contingente turístico à cidade.
 
As 10 sugestões apresentadas vão desde a criação de alguns novos atrativos turísticos, passando pela restauração e revitalização de outros já existentes, até a criação de dois programas específicos de incentivo para os cidadãos e turistas 60+. Os integrantes do Projeto Turismo Educativo 60+ se colocaram ainda à disposição para discutir detalhes e aprimorar em conjunto as iniciativas propostas. Além disso, se propuseram a ser uma espécie de laboratório para ações que a prefeitura deseje testar antes de sua implementação para toda a população.


Na produtiva e histórica reunião na prefeitura, estiveram presentes: os alunos 60+ participantes do projeto, que também são alunos da Universidade Aberta da Maturidade (Unabem), as estagiárias de pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), o reitor da Uemg, Prof. Dr. Mario Ruela Filho, a coordenadora da Unabem, Prof.ª Dra. Adriana Gavião Bastos Oliveira, e o coordenador do Projeto Turismo 60+, Prof. Dr. Flávio José Valente. A calorosa recepção ficou por conta do prefeito Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo, do vice-prefeito Júlio César Freitas, da secretária municipal de promoção social Marcela Carvalho Messias, do secretário municipal de governo Paulo Ney de Castro Jr. e demais servidores municipais dos gabinetes do prefeito e vice.
 
O Projeto Turismo Educativo 60+ propõe fortalecer os laços dos participantes com Poços de Caldas, não apenas explorando os atrativos turísticos, mas também oferecendo aulas de turismo, história, geografia e meio ambiente. Sob a liderança do Prof. Flávio, o projeto visa enriquecer a experiência dos participantes, promovendo um senso de pertencimento e valorização da própria cidade por meio de um "turismo cidadão".
 
A Unabem é um programa de extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) dedicado à população com mais de 60 anos que busca elevar a autoestima, estimular a sociabilidade e desenvolver as capacidades cognitivas dos participantes, sendo coordenado pela Prof. Adriana.
 
O Projeto Turismo Educativo 60+ e a Unabem são gratuitos e abertos à toda comunidade.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.