Brand-News Publicidade 1200x90
14/12/2023 às 15h29min - Atualizada em 14/12/2023 às 15h29min

Zap do Coração: campanha divulga informações pelo WhatsApp sobre insuficiência cardíaca

FONTE: Jéssica Amaral - [email protected]
Cerca de 23% dos brasileiros nunca se consultaram com um cardiologista; prevenção é essencial para evitar doenças cardiovasculares
 
Cerca de 14 milhões de pessoas possuem alguma doença cardiovascular no Brasil. No mundo, essas doenças, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, foram responsáveis por 32% do total das mortes em 2019, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 3 milhões de brasileiros vivem com insuficiência cardíaca, que tem como sintomas a falta de ar, tosse, respiração ofegante e cansaço que aumenta com esforços.
 
Algumas das doenças cardiovasculares podem ser evitadas com ações preventivas que se dão pelo acesso à informação. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF) criou a campanha Zap do Coração, para conscientizar a população sobre os fatores de risco da insuficiência cardíaca por meio da disseminação de três vídeos.
 
A campanha tem duas frentes de atuação: online, pelas redes sociais, em todo o território nacional, e presencialmente em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP). Na região, a campanha está sendo divulgada em espaços como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro para Juventude (CJ) e Casa de Cultura. 
 
Cartazes e folhetos com um QR Code do Zap do Coração estão sendo distribuídos em São Mateus. Ao entrar em contato com o WhatsApp da campanha, a pessoa interessada receberá, automaticamente, vídeos informativos, além de ter a opção de ouvir o conteúdo em áudio. O conteúdo dos vídeos foi revisado pelo Comitê Científico da ABRAF, especialmente pelo Dr. Múcio Tavares, médico cardiologista, professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Hospital Dia do InCor. 
 
Além disso, quando o beneficiário entrar em contato com o Zap do Coração, ao final dos conteúdos informativos, ele terá acesso aos locais para fazer atividades físicas e endereços das Unidades Básicas de Saúde (USB) de São Mateus. Quem quiser tirar dúvidas e conversar com a ABRAF será encaminhado à equipe da Central do Pulmão e Coração, o canal gratuito de atendimento da organização (0800 042 0070).
 
A realização do projeto foi possível por meio do 1º Edital Boehringer de Seleção de Projetos - Insuficiência Cardíaca, que contemplou também um projeto da organização Redes da Maré, do Rio de Janeiro. O edital buscava contribuir para o conhecimento, prevenção, diagnóstico e tratamento da IC e seus fatores de risco para a população negra em áreas de vulnerabilidade socioeconômica.
 
A presidente da ABRAF, Flávia Lima, explica que a campanha tem o objetivo disseminar informações sobre os fatores de risco, como hipertensão e diabetes e os sintomas da insuficiência cardíaca. “Trata-se de uma doença prevalente, mas ainda desconhecida pela população. Queremos estimular a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado adequado para as pessoas que vivem com IC.” 
Para entrar em contato com o Zap do Coração, acesse aqui ou pelas redes sociais @hipertensaopulmonar.
 
Sobre a ABRAF - A Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF) é uma organização sem fins lucrativos que busca apoiar a comunidade afetada por Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas, por meio de conscientização, apoio e promoção de políticas públicas. Fundada em 2006, a ABRAF fortalece a voz dos pacientes e profissionais de saúde para enfrentar os desafios dessas condições de forma colaborativa e eficaz. Saiba mais em https://abraf.ong/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.