Brand-News Publicidade 1200x90
12/12/2023 às 16h22min - Atualizada em 12/12/2023 às 16h22min

Poços fica entre as três melhores cidades brasileiras na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana no Prêmio Cidades Excelentes 2023; conheça os vencedores

FONTES: Tatiane Moreno - [email protected] / Secom Poços de Caldas - FOTOS: Divulgação / - Reprodução Band Jornalismo
O secretário municipal de Governo, Paulo Ney de Castro Jr., com o prefeito Sérgio Azevedo
c 
Evento realizado em Brasília (DF) reuniu prefeitos e autoridades de todo o país. Representada pelo prefeito Sérgio Azevedo, Poços de Caldas concorreu na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana com as cidades de Balneário Camboriú (SC) e Botucatu (SP)
 
Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 anunciou nessa segunda-feira (11) os 23 vencedores da etapa nacional. O evento, realizado no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), foi apresentado pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa, com transmissão simultânea no canal Band Jornalismo no YouTube. A noite foi embalada pelo tenor Thiago Arancam, que abriu a cerimônia cantando o hino nacional, e teve os cinco troféus principais confeccionados pelo artista plástico de renome internacional Yutaka Toyota. A exibição na TV aberta está marcada para sábado (16), às 13h.  
 
O prefeito Sérgio Azevedo representou Poços de Caldas na cerimônia. Após vencer a etapa estadual, a cidade foi uma das três finalistas, ao lado de Balneário Camboriú (SC) e Botucatu (SP), que ficou com a premiação alcançando 95,60 pontos e diferença de menos de um décimo de Poços. “Foi por muito pouco que não conquistamos a primeira colocação. Me sinto muito satisfeito em colocar Poços de Caldas entre as três melhores cidades do país nesta categoria. Agora é trabalhar ainda mais para que em 2024 a gente possa conquistar a primeira colocação”, afirmou. O prefeito esteve acompanhado pelo secretário municipal de Governo, Paulo Ney de Castro Jr.
 
 
AÇÕES DESTACADAS - As ações desenvolvidas em Poços de Caldas, que destacaram o município entre os 23 finalistas do país no Prêmio Band Cidades Excelentes, estão representadas em mais de 80 obras em andamento, incluindo a aquisição de maquinários dedicados à infraestrutura. Itens essenciais para coordenar e executar obras que abrangem desde a recuperação de espaços como ginásios, escolas, unidades de saúde, quadras e praças até novas construções, como o Centro Administrativo, a Alameda Poços e o CETAS - Hospital do Câncer. O trabalho desenvolvido pelo Grupo DME e pelo DMAE, nas áreas de geração e distribuição de energia, e tratamento de água e esgoto, também foram decisivos para que o município se destacasse no país.
 
As obras de asfaltamento, com a aplicação de 37 mil toneladas em 2022 também tiveram peso na avaliação. Essa capacidade de produção de asfalto foi dobrada neste ano, quando a nova usina de asfalto entrou em funcionamento. Com a ampliação da produção, é possível atender as demandas da comunidade.
 
O encontro contou com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República; Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal; João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação; Raimundo Godoy, presidente-executivo do Instituto Aquila; além de autoridades federais, prefeitos, secretários e assessores das cidades classificadas. “Há 15 anos, desenvolvemos esse projeto junto ao Instituto Aquila com a intenção de estimular a gestão pública. O material vai ser utilizado durante os debates que serão realizados nas eleições municipais de 2024, possibilitando que nosso Jornalismo aborde os pilares da premiação em questões mais técnicas e menos teóricas”, afirmou João Saad em seu discurso. 
 

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final. 
 
Raimundo Godoy também fez questão de reforçar a importância do evento, que está em sua terceira edição. “Existe uma competição saudável e silenciosa entre os municípios e quem ganha com isso são os cidadãos, que percebem a melhoria estrutural dos serviços. Conseguimos mapear 100% das cidades brasileiras de forma autônoma. O Prêmio Band Cidades Excelentes é o despertar de um novo tempo, já que a plataforma foi desenvolvida não para criticar, mas para construir uma visão de futuro extremamente importante para as próximas gerações”, destacou.
 
A premiação contempla seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Na etapa nacional, os municípios são divididos em cinco categorias de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; e acima de 500 mil habitantes e capitais.
 
Conheça os vencedores da terceira edição:
 
Prêmio Principal - IGMA Geral - Cidade Excelente
· Capital: Curitiba (PR)
· Menor que 30 mil habitantes: Luzerna (SC)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Timbó (SC)
· Entre 100 mil e 500 mil habitantes: Botucatu (SP)
· Acima de 500 mil habitantes: Uberlândia (MG)
 
Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
· Menor que 30 mil habitantes: Paraíso do Norte (PR)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Concórdia (SC)
. Acima de 100 mil habitantes: Botucatu (SP)
 
Educação
· Menor que 30 mil habitantes: Pires Ferreira (CE)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Eusébio (CE)
· Acima de 100 mil habitantes: Sobral (CE)
 
Saúde e Bem-Estar
 · Menor que 30 mil habitantes: Peritiba (SC)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Ivaiporã (PR)
. Acima de 100 mil habitantes: Sobral (CE)
 
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
· Menor que 30 mil habitantes: Holambra (SP)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Louveira (SP)
. Acima de 100 mil habitantes: Botucatu (SP)
 
Sustentabilidade
· Menor que 30 mil habitantes: São Manoel do Paraná (PR)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Santa Cruz do Capibaribe (PE)
. Acima de 100 mil habitantes: Pinhais (PR)
   
Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
· Menor que 30 mil habitantes: Treviso (SC)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pomerode (SC)
. Acima de 100 mil habitantes: Jaraguá do Sul (SC)
 
Os 1.327 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. O prêmio conta com auditoria externa da empresa BDO Brazil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.