Brand-News Publicidade 1200x90
07/12/2023 às 15h58min - Atualizada em 07/12/2023 às 15h58min

Poços de Caldas e Ouro Preto integram lista de destinos tendência nacionais para 2024, diz Booking.com

FONTE: Cleo Calil - [email protected] - FOTOS: Divulgação
Praça Pedro Sanches, em Poços de Caldas - Foto: Brand-News
c 
O Brasil, por ser um país com dimensões continentais, oferece uma enorme variedade de destinos com atrativos turísticos diferentes, desde grandes capitais repletas de entretenimento e vida noturna agitada, a praias, tranquilas cidades do interior, destinos rodeados por uma natureza única, turismo rural, entre muitas outras características. Ou seja, na hora de sair de férias, são tantas opções para os turistas que fica até difícil decidir para onde ir.
 
Para entender quais destinos estão crescendo no interesse dos viajantes brasileiros e ajudar no planejamento das férias de 2024, a Booking.com fez um levantamento de dados* e descobriu os destinos tendência nacionais para o próximo ano, ou seja, aqueles que registraram um maior crescimento anual no número de reservas.
 
. OLÍMPIA (SP)
No interior paulista, Olímpia é um destino com ótima estrutura turística, famoso pelas águas termais e parques aquáticos. Ali, o entretenimento para toda a família é garantido e vale a pena curtir uma das muitas atrações disponíveis nos parques - como as piscinas com ondas, passeios de boia pelo rio e os toboáguas radicais, e até mesmo uma praia artificial - o que é perfeito para 41%** dos brasileiros que querem passar as férias em um destino perto da água. Há também atrações como museus e festivais culturais para adicionar ao roteiro. Quem visita o destino pode se hospedar no Celebration Resort Olímpia by Hot Beach, que oferece acesso gratuito ao parque aquático Hot Beach Olímpia durante a estadia.
 
. FOZ DO IGUAÇU (PR)
Foz do Iguaçu é um destino queridinho pelos viajantes brasileiros que gostam de lugares repletos de belezas naturais. O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu e é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e uma das sete maravilhas naturais do mundo, atrai pessoas de todas as partes do país e impressiona pela potência das águas, ideal para 86%** dos turistas do país que dizem que estar perto da água traz uma sensação imediata de relaxamento. E há ainda várias outras atrações no destino, como um parque focado na preservação de aves, tours de barco pelas Cataratas ou mesmo um Passeio pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. Para a hospedagem, uma boa opção é o Sanma Hotel, localizado a 400 metros da entrada do parque e que participa do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com por ter adotado medidas de sustentabilidade na estadia.

 
. PETRÓPOLIS (RJ)
Petrópolis é uma cidade marcada pela herança imperial, com vários atrativos históricos que devem ser conhecidos durante uma viagem, como o Museu Imperial, que abriga centenas de milhares de itens relacionados ao império brasileiro, e a Casa da Princesa Isabel, que foi comprada por ela na segunda metade do século XIX para servir de residência quando estava na cidade. Além do circuito histórico, é possível conhecer as cervejarias locais e saber mais sobre o processo de produção da bebida, explorar as trilhas e natureza da região serrana do Rio de Janeiro ou mesmo aproveitar para fazer compras na conhecida Rua Teresa, que conta com cerca de mil lojas de roupas e acessórios. Outra boa opção de passeio é o Palácio Quitandinha, que promove uma agenda cultural com exposições, shows musicais e espetáculos. Vale a estadia na Pousada Quinta das Nascentes, que oferece um jardim com piscina ao ar livre e de onde é possível fazer trilhas nos arredores.
 
. POÇOS DE CALDAS (MG)
A charmosa Poços de Caldas é um ótimo lugar para quem quer provar as tradicionais delícias mineiras nos roteiros com foco em turismo rural que acontecem em fazendas da região, como os pães, café fresquinho, doces artesanais, queijos, cachaças e azeites. Além de provar os quitutes, é uma ótima forma de aprender mais sobre seu processo de produção, e os passeios são uma boa pedida para três em cada quatro (74%**) brasileiros que querem experimentar culinárias locais durante as férias. Em Poços de Caldas também é possível visitar monumentos conhecidos, como o Cristo Redentor da cidade – que pode ser acessado via teleférico e agora integra o Parque do Cristo -, se divertir em um parque temático ou em atrações ao ar livre, como trilhas e cachoeiras, tomar banho em águas termais, além de conhecer o curioso relógio feito de flores e visitar seus parques e praças. Uma boa opção de estadia é o Hotel Gambrinus, próximo a pontos de interesse na cidade.

 
. BRASÍLIA (DF)
Cidade planejada em formato de avião e capital do país, Brasília tem muito a oferecer quando o assunto é arquitetura, com diversas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, como os belos edifícios do Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e a Catedral Metropolitana. Outros pontos de interesse na cidade são o Parque da Cidade, para quem quer aproveitar atividades e esportes ao ar livre; o Lago Paranoá, que reúne boas opções de restaurantes e bares; e o Jardim Botânico de Brasília, com seus jardins e coleções de flores. Quem visita o destino pode se hospedar no BSB Stay Flats Particulares – SHN, que oferece quartos e apartamentos para até seis pessoas e piscina na cobertura.
 
. OURO PRETO (MG)
Para quem gosta de destinos culturais e históricos, Ouro Preto é o destino perfeito, dado que reúne edifícios e monumentos bem preservados, como as muitas igrejas barrocas centenárias, com os desenhos e obras do escultor e arquiteto Aleijadinho. Outros pontos importantes para incluir no roteiro são os museus da popular Praça Tiradentes e outros centros culturais, onde é possível entender melhor sobre a história da região e da Inconfidência Mineira, por meio de obras de arte, peças de roupa, documentos e objetos. O destino também oferece passeios interessantes, como visitas a antigas minas de ouro e pedras preciosas, ideal para entender como a atividade se desenvolveu por ali com a ajuda de um guia. Para a hospedagem, a Pousada Casa do Pilar é muito bem avaliada pelos hóspedes na Booking.com e adota medidas para deixar a estadia mais sustentável.

 
. TERESINA (PI)
Apesar de não estar localizada no litoral brasileiro, há dois rios que cortam a cidade de Teresina, capital do Piauí: Poti e Parnaíba. Inclusive, é no Parque Ambiental do Encontro dos Rios que eles se encontram, e é um ótimo lugar para visitar durante as férias. Teresina é também uma cidade bem arborizada, então vale curtir as áreas verdes da região e atividades ao ar livre, como fazer trilhas e visitar mirantes. Outra boa pedida é conferir os artesanatos locais, como as tradicionais peças de cerâmica, ou visitar os museus e casas de cultura, com exposições de artefatos pré-históricos, obras de arte e mobília de outros séculos. Entre os pontos turísticos conhecidos e que valem a visita estão o Palácio de Karnak, Igreja São Benedito e o Mirante da Ponte Estaiada. O Jockey Class Hotel é uma boa alternativa para a estadia no destino.
 
. BLUMENAU (SC)
Blumenau é famosa pelos tradicionais eventos e festas relacionados à cerveja, e pelos edifícios inspirados na arquitetura típica da Alemanha, dado que o local tem conexões importantes com a imigração de alemães no Brasil. Para quem gosta de cerveja é quase obrigatório visitar atrações relacionadas à bebida, como um museu sobre sua história e fabricação, além de degustar alguns rótulos locais. Inclusive, conhecer a cidade durante a Oktoberfest, famoso festival alemão regado à cerveja, é uma boa ideia para os 38%** de viajantes brasileiros que querem aproveitar as férias para superar um ex. Mas Blumenau também oferece outros tipos de atrativos. Por exemplo, turistas gostam de passear pela rua XV de novembro, onde há um relógio de flores, alguns pontos importantes - como a Catedral São Paulo Apóstolo e a prefeitura -, além de lojas e restaurantes. Uma ótima opção de estadia na cidade é o Villa do Vale Boutique Hotel, cujo café da manhã oferece opções americanas, vegetarianas ou veganas.

 
 
Além da lista de cidades brasileiras, o Gerente Regional da Booking.com no Brasil, Nelson Benavides, comentou sobre os destinos tendência internacionais: “A Itália aparece como um destino em alta para os viajantes brasileiros em 2024, seguida de vizinhos sul-americanos, que têm atraído cada vez mais os turistas do país”. Integram a lista: Florença, Roma e Milão, na Itália; Santiago, no Chile; e Buenos Aires, na Argentina.
 
*Os destinos tinham que estar entre os 1.000 mais reservados por brasileiros na Booking.com entre 1º de agosto de 2022 e 31 de julho de 2023. A lista resultante foi ordenada por aumento anual, com uma leve curadoria dos destinos para garantir a distribuição geográfica.
**A pesquisa Previsões de Viagem para 2024 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 27.730 pessoas em 33 países e territórios participaram da pesquisa. As pessoas entrevistadas responderam a uma pesquisa on-ine em julho de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.