Brand-News Publicidade 1200x90
06/12/2023 às 15h38min - Atualizada em 06/12/2023 às 15h38min

Livro “Engenheiro Fantasma” é o grande vencedor do Prêmio Jabuti 2023

FONTE: Danthi Comunicação Integrada - [email protected] - FOTOS: Maria Comuniqueira / Reprodução
C 
Obra do poeta Fabrício Corsaletti foi publicada pela Companhia das Letras
 
A 65ª edição do Prêmio Jabuti, a mais aguardada cerimônia de premiação do livro brasileiro, ocorreu nesta terça, dia 5 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo. Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a cerimônia consagrou "Engenheiro Fantasma" (Companhia das Letras, 128 páginas), de Fabrício Corsaletti, como o Livro do Ano de 2023. Este ano, o prêmio teve 4.245 obras inscritas, distribuídas em 21 categorias nos eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Confira aqui a lista completa dos vencedores.

Além de ser contemplado com a estatueta dourada, Fabrício Corsaletti receberá o valor de R$ 70 mil e, de forma inédita, uma viagem para a próxima Feira do Livro de Frankfurt, com uma agenda especial elaborada pela CBL para reuniões com editores, agentes literários e outros escritores do mundo todo. A ideia é apoiar a internacionalização do autor e da sua obra.
 
Outra novidade da premiação em 2023 é a nova categoria, Escritor Estreante, voltada ao escritor ou escritora que tenha publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Neste ano o vencedor foi Paulo Fehlauer, com a obra “Extremo Oeste”, publicado pela editora Cepe.

Desde 1958, o Prêmio Jabuti é um patrimônio cultural do país, reconhecendo e promovendo a rica produção literária nacional. A premiação valoriza todos os aspectos do setor editorial, dialogando com diversos públicos e adaptando-se às transformações sociais.

Sandra Annenberg e Ernesto Paglia, renomados jornalistas, foram os mestres de cerimônias. Sandra Annenberg, destacada por sua atuação como apresentadora e repórter, e Ernesto Paglia, conhecido por sua cobertura de eventos nacionais e internacionais, trouxeram sua experiência e carisma para a cerimônia.

A premiação também contou com duas obras com autores em memória. São elas “A notável história do homem - listrado”, de Fayga Ostrower, na categoria Ilustração, e "Educação Natural: textos póstumos e inéditos”, de João Gilberto Noll, na categoria Conto.
 
SOBRE O AUTOR DO LIVRO DO ANO 2023
Fabrício Corsaletti, nascido em Santo Anastácio, São Paulo, em 1978, e residente na capital desde 1997, é o autor de "Engenheiro Fantasma", destacando-se no cenário literário brasileiro. Com mais de 20 livros publicados, incluindo "Esquimó", "Perambule" e "Poemas com macarrão", Corsaletti é agora reconhecido pelo Prêmio Jabuti.
 
SINOPSE DE “ENGENHEIRO FANTASMA”
Na obra vencedora da premiação, Fabrício Corsaletti se imagina na pele de Bob Dylan numa suposta temporada passada na Argentina. Apaixonados, engraçados, melancólicos, filosóficos e delirantes, os 56 sonetos deste Engenheiro fantasma configuram uma experiência singular no panorama da poesia brasileira. Neles, Fabrício Corsaletti veste a máscara de Bob Dylan e narra uma temporada de exílio voluntário que o genial letrista norte-americano teria supostamente vivido em Buenos Aires em algum período não-especificado deste século.
Bairros, bares, cafés, lojas, museus e uma profusão de personagens surgem e desaparecem como num truque de mágica ao longo dos 784 versos talhados com precisão de mestre. Há referências, claro, à poesia do compositor de "All Along the Watchtower", mas menos do que se poderia supor. O que ocorre, de fato, é uma surpreendente mescla da voz dos dois poetas, gerando uma terceira - a que registra essas aventuras portenhas desde já inesquecíveis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.