Brand-News Publicidade 1200x90
30/11/2023 às 16h33min - Atualizada em 30/11/2023 às 16h33min

Google vai desativar contas antigas amanhã (1º); saiba se a sua será afetada

Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Foto meramente ilustrativa - Reprodução Google
C 
A exclusão de contas inativas do Google tem como objetivo proteger os usuários contra ameaças como spam e golpes de phishing; saiba quais serão as contas excluídas
 
O Google vai começar a desativar algumas contas antigas a partir desta sexta-feira (1º de dezembro). A exclusão inclui dados do Gmail, Google Fotos, Google Drive e todos os arquivos ligados ao e-mail de usuários com contas Google inativas. 
De acordo com a Política de Contas da empresa, são consideradas inativas as contas que não foram utilizadas nos últimos dois anos e, por isso, estão mais suscetíveis a sofrer algum tipo de dano. 
 
Assim, o objetivo da medida é aumentar a segurança dos usuários e protegê-los de ameaças, como spam, phishing e hacking. Inicialmente, a ação vai eliminar as contas que foram criadas, mas nunca foram usadas. 
Segundo a Política de Contas do Google, uma conta é considerada inativa caso não tenha sido utilizada nos últimos dois anos. No entanto, essa política se aplica somente às contas pessoais, ou seja, contas de instituições de ensino, empresas ou outras organizações não serão excluídas. 
 
Vale ressaltar que, antes de remover uma conta inativa, o Google tem enviado diversas notificações por e-mail - tanto para a conta do Google quanto para o e-mail de recuperação - para alertar o usuário sobre a exclusão. 
 
Por que o Google está deletando contas inativas? 
De acordo com o Google, a exclusão de contas inativas e seus conteúdos é uma medida para proteger os usuários contra ameaças à segurança digital. Isso porque os perfis que não são usados têm maiores chances de receber spam, golpes por phishing ou roubo de dados, já que geralmente não seguem padrões de segurança atualizados. 
 
Segundo a empresa, essas contas inativas não são supervisionadas e usam senhas simples, antigas ou reutilizadas, além de não terem autenticação de dois fatores - por isso, estão mais suscetíveis a golpes e danos causados por pessoas mal-intencionadas. 
 
Para salvar uma conta Google inativa, basta realizar alguma ação na plataforma, como: 
• fazer login na conta; 
• ler ou enviar um e-mail;
• usar o Google Drive; 
• assistir a um vídeo do YouTube; 
• baixar um app na Google Play Store;
• fazer uma pesquisa no Google; 
• fazer login com o Google para entrar em um app ou serviço. 
 
Além disso, é importante lembrar que a atividade é considerada por cada conta, não por dispositivo. Assim, é possível realizar ações em qualquer aparelho conectado à Conta Google. Caso exista mais de uma conta no mesmo dispositivo, é preciso checar se cada uma delas foi utilizada nos últimos dois anos para evitar a exclusão. 
 
Como salvar arquivos de uma conta Google inativa?  
Os usuários que desejam salvar os arquivos de uma conta Google inativa antes que ela seja definitivamente excluída podem optar em usar o Google Takeout. Com o serviço, é possível exportar uma cópia do conteúdo da Conta Google para fazer backup ou usá-la em outros serviços, como OneDrive ou Dropbox
Além disso, o Google Takeout possibilita que o usuário escolha quais arquivos deseja salvar. É possível baixar todos os dados ou selecionar informações de serviços específicos, como Google Drive e Gmail.
 
 





* O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.