Brand-News Publicidade 1200x90
30/11/2023 às 15h35min - Atualizada em 30/11/2023 às 15h35min

Concurso Municipal de Poesias Teresa Maria Valques premia vencedores

FONTE: Site da Prefeitura de Poços de Caldas - FOTOS: Divulgação / Tatiane de Toledo
C 
Escritores premiados têm entre 10 e 81 anos, incluindo avô e neta poetas; o colaborador da coluna “Divagações” do Portal Brand-News, José Dirceu Guimarães Izidoro ficou com a primeira colocação na Categoria V (acima de 55 anos)
 
Aos 81 anos, Malvina Lemes da Silva foi a escritora mais experiente a ser premiada na 18ª edição do Concurso Municipal de Poesias Teresa Maria Valques Carvalho de Faria, cuja solenidade de premiação foi realizada na noite da última quarta-feira (28), no Espaço Cultural da Urca. Com o poema “Século XX”, ela garantiu a terceira colocação na Categoria V (acima de 55 anos).
 
Na mesma categoria, José Dirceu Guimarães Izidoro ficou com o primeiro lugar, com o poema “No galope do tempo”. Ele é avô da pequena Ayla Carvalho de Toledo que, com apenas 10 anos, já foi premiada com a terceira colocação na Categoria I (7 a 10 anos), com o texto “A menina Nina”. Será que o talento literário é de família?
 
Os poemas classificados foram apresentados em forma de interpretação e/ou leitura, pelo próprio autor ou por intérprete por ele indicado. Nesta edição, foram 64 textos inscritos. A Comissão Julgadora, formado por Guilherme Eduardo Teixeira, Rosa Maria Martins Alves e Mariana Aparecida de Carvalho, escolheu os três primeiros colocados nas cinco categorias.
 
Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio das Bibliotecas Públicas, o Concurso Municipal tem como objetivos incentivar a criatividade literária e o hábito de leitura e escrita, promovendo novos talentos literários, além de valorizar a arte poética, proporcionar um espaço de expressão poética e incentivar e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra.
 
“É uma grande alegria contar com a presença de todos. Este concurso abrange cinco categorias e estamos muito felizes com a grande participação. Ao todo foram recebidos 64 textos em poesia”, destaca a coordenadora das Bibliotecas, Raissa de Melo.
 
O Concurso leva o nome da professora Teresa Maria Valques, cuja carreira no Magistério teve início em 1967, no Colégio São Domingos. Lecionou também no Ginásio Estadual Virgínia da Gama Salgado (1969-1984), na FAFI de Poços de Caldas (1973-1978) e no Colégio Estadual David Campista (1985-1987). Desde cedo mostrou inclinações literárias, compondo poemas, participando do “Grupo dos Cinco”, formado por poetas da cidade interessados na arte de vanguarda e escrevendo letras para as músicas de seu marido. A professora Teresa Maria Valques faleceu em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1987.
 
 
Confira a classificação dos escritores premiados:
CATEGORIA I -7 a 10 anos
1º Lugar- Eduardo Salles de Assis - Poesia: O Dino apaixonado
2º Lugar- Leonardo Dias Batista - Poesia: Aventuras de Cecília
3º Lugar- Ayla de Carvalho de Toledo - Poesia: A menina Nina
 
CATEGORIA II – 11 a 14 anos
1º Lugar- Camila Fernanda da Silva - Poesia: Tempo de impressões
2º Lugar- Sheila Fagundes de Faria- Poesia: Longe ou perto, tanto faz
3º Lugar -Brian Felisberto Alves - Poesia: Mundo bom?
 
CATEGORIA III – 15 a 18 anos
1º Lugar- Rafaela Ferreira Domingues - Poesia: Versos da solidão noturna
2º Lugar- Luan Santos Bertozzi - Poesia: Ansiedade
 
CATEGORIA IV – 19 a 55 anos
1º Lugar- Caroline Gatti Sobreiro de Medeiros - Poesia: Majestade
2º Lugar- Célia Márcia Cardoso - Poesia: Benefícios da Caminhada
3º Lugar- Tatiane Wanderlei Ferreira - Poesia: Crespo de Liberdade
 
CATEGORIA V – acima de 55 anos
1º Lugar- José Dirceu Guimarães Izidoro - Poesia: No galope do tempo
2º Lugar- Pedro Josias de Oliveiras - Poesia: Senzalas do conhecimento
3º Lugar- Malvina Lemes da Silva - Poesia: Século XX

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.