Brand-News Publicidade 1200x90
29/11/2023 às 16h00min - Atualizada em 29/11/2023 às 16h00min

FestCine divulga os vencedores da 7ª edição

FONTE: Bibi Rodriguez - FOTO: Divulgação
Vencedores de Feira de Santana (BA) com o diretor e produtor de cinema Bruno Benetti (centro), fundador do Instituto Benetti e idealizador do FestCine
C 
O documentário A Bata do Milho, de Eduardo Liron e Renata Matar, venceu na categoria Melhor Filme Nacional. A 7ª edição do festival premiou três documentários nas categorias Balaio de Feira, Cinema Negro e Diversidade Cultural
 
O FestCine, festival de cinema independente, encerrou sua 7ª edição em Feira de Santana, Bahia, com a revelação dos vencedores e uma ampla gama de atividades culturais. O evento, realizado de 16 a 20 de novembro no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, contou com o patrocínio da Belgo Arames por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, integrando o programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal.
 
Com mais de 250 documentários inscritos, a curadoria do FestCine selecionou 27 produções para a mostra competitiva, que fez parte da programação da Mostra da Diversidade Cultural. Além das exibições, o festival promoveu cinco sessões de cinema e três oficinas.
 
VENCEDORES - Na categoria "Balaio de Feira", destinada a documentários de Feira de Santana ou que retratam a identidade feirense, o grande vencedor foi "Bié dos 8 Baixos", dirigido por Eduarda Gama Canto e Uyatã Rayra Ribeiro. O documentário também recebeu os prêmios de Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.
 
No segmento "Cinema Negro", o documentário "Caminhos Afrodiaspóricos", de Wagner Novais, conquistou a categoria e mais os prêmios de Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.
 
Já em "Diversidade Cultural” o destaque foi o documentário "A Bata do Milho", dirigido por Eduardo Liron e Renata Matar. O filme levou os prêmios de Melhor Filme Nacional, Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.
 
Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e troféus exclusivos do Festival confeccionados pela Cristais Cá d’Oro, de Poços de Caldas. A cerimônia de entrega dos prêmios contou com a presença de jurados locais, curadores e autoridades, incluindo o secretário de Cultura de Feira de Santana, Jairo Carneiro Filho.
 
PROGRAMAÇÃO E ATIVIDADES CULTURAIS - Além das premiações, o FestCine ofereceu uma programação diversificada, incluindo oficinas culturais ministradas por profissionais da equipe do Festival. A maquiadora Wanessa Brazil destacou a importância da maquiagem no cinema, enquanto Bruno Benetti, diretor e produtor de cinema, orientou uma oficina sobre empreendedorismo no audiovisual. Marcelo Leme, roteirista e crítico de cinema, explorou a Semiótica e Leitura de Imagens no contexto cinematográfico.
Em uma fala exclusiva, Bruno Benetti, fundador do Instituto Benetti e idealizador do FestCine, afirmou: "Mais do que um evento cinematográfico, o FestCine é um portal para diferentes gêneros e formatos de filmes, promovendo atividades gratuitas que garantem a igualdade de acesso para toda a população, independentemente de sua origem social, etnia, deficiência, gênero, faixa etária, domicílio ou ocupação."
 
SOBRE O FESTCINE - O FestCine, que já se estabeleceu entre os festivais que promovem o cinema independente no Brasil desde 2015, destaca-se por seu compromisso com a democratização da produção audiovisual. Sua essência reside na criação de uma mostra competitiva de curtas-metragens de caráter local e nacional, abrangendo debates, palestras e estratégias para fomentar a produção e distribuição audiovisual, bem como para formar uma plateia engajada com o cinema brasileiro. O festival é um reflexo do comprometimento com a diversidade e o acesso universal à cultura cinematográfica, consolidando sua posição como um evento cultural essencial no cenário brasileiro.
O FestCine faz parte do programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal, com o patrocínio da Belgo Arames, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 211549). Conta com a produção do Instituto Benetti e do Favela é Isso Aí, gestão da Lavanda Cultural, apoio da Prefeitura de Feira de Santana e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e realização do Governo Federal.
 
Confira a 7ª edição do FestCine no www.festcine.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.