Brand-News Publicidade 1200x90
27/11/2023 às 15h48min - Atualizada em 27/11/2023 às 15h48min

Black Friday ou Black Fraude? Pesquisa mostra a percepção dos consumidores sobre a última edição do evento

FONTE E FOTO: TRIWI - Raíssa Vaz - [email protected]
c 
Pesquisa realizada pela consultoria em marketing comprova queda nos números da Black Friday de 2023 e queixa dos consumidores sobre as promoções
 
Em 2023, a Black Friday continua sendo um dos eventos mais aguardados pelos consumidores brasileiros. Nesta ocasião, tanto produtos quanto serviços são oferecidos com descontos significativos. Para os varejistas, representa uma chance valiosa de aumentar as vendas e capitalizar sobre o aumento do fluxo de compras.
 
A TRIWI Consultora em Marketing realizou uma pesquisa entre os dias 20 a 23 de novembro, com mais de 15 mil consumidores, e revelou que dois a cada três entrevistados pretendiam comprar produtos durante o evento. A pesquisa apontou que o preço mais baixo era o fator mais decisivo na hora da compra para uma em cada quatro pessoas. Os dados da Black Friday de 2023 mostraram números interessantes. O faturamento total monitorado até o domingo da Black Friday foi superior a R$ 4,9 bilhões, apresentando uma variação negativa de 14% em relação ao ano anterior. Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da empresa, reflete que a Black Friday de 2023 apresentou um desempenho aquém das expectativas no Brasil, marcando uma retração significativa no comércio digital. 
 
"Com um faturamento total de R$ 4,9 bilhões, observou-se uma queda de 14,4% em relação aos anos anteriores. Este declínio reflete tanto uma redução no número de pedidos quanto uma mudança no comportamento de consumo dos clientes. Além disso, a data registrou um número recorde de reclamações, sinalizando desafios tanto para varejistas quanto para consumidores", avalia.
 
A Black Friday foi autêntica ou acabou sendo uma "Black Fraude"?
Historicamente no Brasil, a Black Friday ganhou a reputação de ser a "Black Fraude", onde os preços eram inflacionados antes do evento para depois oferecer descontos ilusórios. Na mesma pesquisa realizada pela TRIWI foi possível reiterar o ceticismo dos consumidores, apesar dos esforços dos varejistas para fornecer descontos reais.
 
Dados mostram que 73% dos entrevistados acreditam na autenticidade das promoções; no ano passado o número representava 67%, o que indica a desconfiança dos consumidores em relação às promoções.
 
Em relação a 2022, foi observado que os consumidores se mantiveram interessados nas categorias de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, com variação dos percentuais. Além disso, houve um aumento na intenção de compra em 16 das 20 categorias analisadas pela pesquisa, com destaque para o grupo beleza, cuidados pessoais e livros.
 
A pesquisa também indicou um alto interesse e expectativa dos consumidores pela Black Friday, com 93% planejando fazer compras, mas somente 77% efetivamente realizaram compras. No ano passado, o número de intenção de compra representou 96%, em relação a realização de compras, o número se manteve o mesmo.
 
Ricardo Martins acrescenta que, apesar das mudanças de atitude das empresas em relação a descontos fictícios, ainda há casos de preços manipulados. Os consumidores, cada vez mais informados, fazem extensas pesquisas antes de realizar compras. Qualquer tentativa de enganar os clientes só prejudica a relação com a marca.
 
SOBRE A TRIWI - A TRIWI é uma agência especializada em negócios B2B. Fundada em 2018, iniciou as atividades para atender uma demanda do mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas, visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais. Seus parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e internacional, que buscam trazer soluções que impactam positivamente os setores em que atuam e se conectam com o que de fato é de interesse de seus clientes e consumidores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.