Brand-News Publicidade 1200x90
27/11/2023 às 15h16min - Atualizada em 27/11/2023 às 15h16min

NOTAS RÁPIDAS – 27/11

ANUNCIADA A DATA DE REABERTURA DA CATEDRAL DE NOTRE DAME

Acaba de ser divulgada a data de reabertura da Catedral Notre Dame, em Paris, atingida por um incêndio em abril de 2019 e que, desde então, vem passando por um minucioso trabalho de restauração e reconstrução. O dia será 8 de dezembro de 2024.
Atualmente, a flecha/agulha da catedral (o imponente elemento vertical que ficava no telhado, no cruzamento da nave central com o transepto) está sendo reconstruída in loco idêntica à que foi destruída pelo fogo e ficará pronta até o fim de 2023.
 
FONTE: Conexão Paria - @conexaoparis
 
 
 
MATTEL LANÇA BARBIE VERSÃO MARIAH CAREY DE NATAL
 
Mariah Carey não só é figurinha carimbada das comemorações natalinas, mas agora poderá estar presente debaixo das árvores de fãs por todo o mundo.
A Mattel anunciou sua Barbie caracterizada como a cantora em seu clipe para o hino “All I Want for Christmas Is You”.
A boneca começou a ser vendida neste mês por US$ 75 (aproximadamente R$ 368) e foi um presente da marca para a cantora, que disse em uma entrevista como queria ter uma Barbie durante sua infância às vezes difícil.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
TOMAR CAFÉ PODE PREVENIR E PROTEGER DE ALZHEIMER E PARKINSON, SUGERE ESTUDO
 
Em um avanço promissor, pesquisadores da Universidade do Texas em El Paso afirmam ter descoberto uma possível solução para a prevenção de doenças neurodegenerativas usando borra de café descartada diariamente em residências e empresas ao redor do mundo.
A equipe, liderada por Jyotish Kumar, estudante de doutorado no Departamento de Química e Bioquímica, revela que a substância à base de ácido cafêico, extraída da borra de café, contém pontos quânticos de carbono (CACQDs) com potencial para proteger as células cerebrais contra danos causados por condições neurodegenerativas.
Os CACQDs, derivados desse material descartado, poderiam oferecer uma abordagem transformadora no tratamento dessas doenças, particularmente quando desencadeadas por fatores como obesidade, idade avançada e exposição a produtos químicos tóxicos.
Publicado na edição de novembro da revista Environmental Research, o artigo de Kumar destaca a importância dessa abordagem inovadora, citando que os tratamentos atuais apenas controlam os sintomas, enquanto o objetivo da pesquisa é encontrar uma cura, direcionando as bases atômicas e moleculares subjacentes a essas condições.
Doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e Huntington, impactam milhões globalmente, resultando em custos significativos para os cuidados anuais. Essa descoberta levanta esperanças de avanços substanciais no tratamento dessas condições debilitantes.
 
FONTE: Terra Fatos - @terrafatos
 
 
 
BRASIL ESTÁ PERDENDO TALENTOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O EXTERIOR, APONTA RANKING
 
No ramo da inteligência artificial (IA), o Brasil se sai bem quando o assunto é "talentos". Mas muitos dos melhores profissionais brasileiros trabalham hoje para empresas e governos estrangeiros.
Talmo Pereira - do Talmo Lab, laboratório que fundou em San Diego (EUA) e hoje trabalha para a Nasa - é exemplo de um talento brasileiro que foi perdido pelo país.
No ranking do The Global AI Index, da Tortoise, todo seu trabalho rende pontos para os Estados Unidos, e não para o Brasil.
"Há uma fuga de cérebros, com êxodo para nações mais ricas", aponta Joe White, cientista de dados que coordenou a pesquisa sobre o mercado da IA.
Leia mais sobre este fenômeno no www.bbcbrasil.com.
 
FONTE: BBC Brasil - @bbcbrasil
 
 
 
LISBOA-MADRID VÃO TER LIGAÇÃO DIRETA DE COMBOIO EM VIAGEM DE CINCO HORAS
 
A nova linha que está a ser construída no Alentejo permitirá a ligação direta Lisboa-Madrid e deverá estar concluída no segundo trimestre de 2024. A linha entre Évora e Elvas é o “atalho” que vai ligar mais depressa e melhor os portos portugueses e a cidade de Lisboa a Espanha, com comboios de maior capacidade no transporte de mercadorias.

Permitirá a ligação direta por comboio entre Lisboa e Madrid para passageiros em cerca de cinco horas - atualmente são precisas cerca de nove horas de viagem e três comboios diferentes: Lisboa-Entroncamento, Entroncamento-Badajoz e Badajoz-Madrid.
Daqui a alguns meses, haverá comboios a circular que podem ir até aos 120 km/h, no caso de transportarem mercado­rias, e aos 250 km/h se transportarem passageiros. 
 
FONTE: Jornal Expresso - @jornalexpresso
 
 
 
COMPROU NA BLACK FRIDAY E SE ARREPENDEU? VEJA PRAZOS E COMO TROCAR OS PRODUTOS
 
Comprou no impulso? Antes de buscar o direito de troca ou reembolso, é necessário entender que as regras são diferentes caso as compras tenham sido feitas em lojas físicas ou por canais digitais.
LOJAS FÍSICAS - O Código de Defesa do Consumidor não obriga o lojista efetuar a troca por motivo de preferência ou tamanho, a menos que o produto apresente alguma falha de fabricação ou de funcionamento. Nesses casos, o período de validade de garantia é de 30 dias para os produtos e serviços não duráveis, como alimentos, e 90 dias para os produtos e serviços duráveis - caso de eletrônicos e móveis.
LOJAS VIRTUAIS - Segundo do Procon, o consumidor que comprar um produto por canais digitais tem direito a se arrepender no prazo de sete dias contados a partir do recebimento do produto. Nesse caso, o comprador pode formalizar o pedido de cancelamento pela mesma ferramenta que comprou, e solicitar a devolução da quantia paga.
Acesse o link da bio no Instagram para ler as dicas completas.
 
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia

 


CORAL DA AADV ABRE CELEBRAÇÕES DE FIM DE ANO DA PUC MINAS POÇOS DE CALDAS
 
PUC Minas Poços de Caldas promove uma série de ações voltadas à população da cidade e à comunidade acadêmica para celebrar a conclusão de mais um ano. Entre os destaques, está uma apresentação do Coral da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais (AADV), que ocorrerá nesta terça-feira, às 10h30, no pátio do Prédio 1 do Campus. A participação é gratuita e aberta ao público externo.
Além do Coral da AADV, a programação inclui outra apresentação musical e uma missa especial para celebrar o período natalino. Essas atividades também serão gratuitas e abertas a toda a comunidade. Para professores e funcionários da Universidade, estão sendo oferecidas, paralelamente, oficinas de produção de artigos natalinos.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da PUC Minas  

 
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.