Brand-News Publicidade 1200x90
03/11/2023 às 12h12min - Atualizada em 03/11/2023 às 12h12min

Pesquisadores da UNIFAL-MG figuram entre os cientistas mais influentes do mundo

FONTE E FOTOS: Diretoria de Comunicação Social - [email protected]
C
Cláudio Viegas Júnior (Instituto de Química) e Olga Luisa Tavano (Faculdade de Nutrição) estão no ranking 2023 elaborado pela Universidade de Stanford em parceria com a editora Elsevier

Dois pesquisadores da UNIFAL-MG foram elencados entre os cientistas mais influentes do mundo em suas áreas de atuação: o professor Cláudio Viegas Júnior, do Instituto de Química (IQ); e a professora Olga Luisa Tavano, da Faculdade de Nutrição (FANUT). Ambos estão na lista de 2023, divulgada no mês de outubro, pela Universidade de Stanford (Estados Unidos), em parceria com a editora holandesa Elsevier BV.

Publicado anualmente, o levantamento avalia o impacto e a relevância dos pesquisadores e dos trabalhos científicos, reunindo o grupo de 2% dos cientistas mais influentes do mundo. O ranking analisa as citações da base de dados Scopus - a maior base de dados de resumos e citações de literatura revisadas por pares. O resultado é separado em duas perspectivas: uma em que avalia os profissionais pelo impacto de citações ao longo da carreira, e a outra, por referências no período do último ano.

Cláudio Viegas Júnior aparece na lista referente aos pesquisadores mais influentes, quando se avalia o impacto das pesquisas durante toda a carreira acadêmica. Nos anos de 2021 e 2022, o professor já havia aparecido na mesma lista e também entre os mais citados no último ano, que na atualização com dados de 2022, nessa edição 2023 aparece também a professora Olga Luisa Tavano. A docente é a primeira pesquisadora mulher da UNIFAL-MG a entrar no ranking, figurando entre as poucas pesquisadoras brasileiras que aparecem na lista.

“Para a UNIFAL-MG, ter dois pesquisadores citados entre os mais influentes do mundo é muito significativo porque além de ser um reconhecimento da qualidade das pesquisas desenvolvidas por eles na Universidade, também impacta na visibilidade da UNIFAL-MG internacionalmente”, comenta o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Luiz Felipe Leomil Coelho. “O resultado comprova a excelência e o impacto da produção acadêmica da nossa Universidade, ao mesmo tempo em que ressalta a importância da ciência produzida em nossa Instituição”, acrescentou.

A lista reúne 210.198 nomes, entre os quais aparecem 1.294 pesquisadores brasileiros, representando 0,61% do total, o que posiciona o Brasil na 25ª colocação mundial.
Para acessar a lista completa do ranking, acesse neste link a base de dados publicada.

Link