Brand-News Publicidade 1200x90
01/11/2023 às 15h41min - Atualizada em 01/11/2023 às 15h41min

Projeto do vereador Flavinho garante oferta do exame HPV-PCR para detectar câncer de colo de útero

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
C 
A medicina preventiva é uma ferramenta que pode transformar e salvas vidas e deve ser utilizada. Com políticas públicas bem programadas é possível avançar no enfrentamento de doenças que podem ser diagnosticadas e tratadas em estágios iniciais. Pensando especificamente na saúde do público feminino, já existem exames capazes de detectar a propensão de mulheres em desenvolver câncer. Pensando nessa pauta e a fim de contribuir com o tema no município, o vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) apresentou um Projeto de Lei Complementar que trata da oferta obrigatória do exame HPV-PCR para pesquisa de DNA do colo de útero na rede SUS de Poços, com acesso amplo a toda população.
           
O exame que faz o sequenciamento genético do HPV (Papilomavírus Humano) e pode detectar a probabilidade de uma paciente vir a desenvolver câncer de colo de útero é um grande avanço tecnológico. As novas orientações na área da saúde incluem mudanças nas abordagens recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para o rastreio da doença e uma das alterações está a recomendação de que seja feito o teste de HPV-DNA como o método preferido, ao invés da inspeção visual com ácido acético (VIA) ou citologia (Papanicolau), atualmente os métodos mais usados para detectar lesões pré-cancerosas. O teste de HPV-DNA detecta cepas de alto risco que causam quase todos os cânceres de colo do útero.
           
Segundo Flavinho, tal método tem um diagnóstico objetivo, não deixando espaço para dúvidas no processo de interpretação de resultados, além de ser mais simples e prevenir mais cânceres. “Embora o processo de obtenção de uma amostra do colo do útero por um profissional de saúde seja semelhante à citologia ou ao teste de HPV-DNA, este último salva mais vidas do que a inspeção visual ou a citologia. O HPV-PCR permite a autocoleta feita pela paciente, na sua casa, após receber as orientações necessárias. Isso contribui para diminuir a falta de assiduidade neste exame fundamental para a saúde da mulher. A falta de pontualidade se dá muitas fezes por vergonha de se expor aos profissionais de saúde e até pela dificuldade de acesso ao exame Papanicolau agendado”, comenta.
           
O vereador ressalta que a ideia de apresentação do Projeto de Lei partiu de pesquisas feitas pela sua assessoria de gabinete e de conversas com profissionais da saúde que confirmaram a importância do exame para a saúde da mulher. “Passamos pelo Outubro Rosa, mês de mobilização pela saúde da mulher, com a discussão de pautas que fazem a diferença no cuidado da nossa população feminina. Dando continuidade a todo esse trabalho, apresento este Projeto de Lei que coloca Poços de Caldas na vanguarda no que diz respeito ao cuidado e à assistência das mulheres da nossa cidade. Importante frisar que a adoção do exame de sequenciamento genético do HPV não significa a substituição total do exame preventivo do Papanicolau, ele vem como uma ferramenta para dar precisão acerca da propensão ao HPV a médio prazo.  Conto com o apoio dos nobres pares desta Casa de Leis para apreciação e aprovação de tão importante matéria que se reverterá em benefício direto às pacientes atendidas pelo SUS”, declarou.
           
O Projeto de Lei Complementar n. 07/2023, que inclui dispositivo no Código de Vigilância à Saúde para oferecer o exame HPV-PCR na rede pública de saúde, segue para análise das Assessorias e Comissões Permanentes da Câmara. A proposição está disponível para consulta.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.