FONTE: Carvalho Agência Cultural - FOTOS: Renato Gaiga / ARTE CAPA: Rodrigo Bianchi
A cultura e a música poços-caldense não para: dois projetos musicais novíssimos estão em cena na cidade. São eles: a banda Magalenha, que se autorrefere como um reduto de produção de música brasileira contemporânea, e o projeto Tabaco de Feriado, focado no indie brasileiro.
As bandas lançaram em parceria inédita, na última sexta-feira (27), o single ‘Dona Lu’, disponível em todas as plataformas de streaming. É a primeira faixa lançada por ambos os projetos, uma música cheia de swing e brasilidade, que mistura ritmos como samba, rock, soul e funk.
“Dona Lu veio de uma inspiração de querer fazer uma música homenageando minha mãe. Então, foi uma homenagem direta a ela, mas com uma linguagem que chegasse em cada pessoa que tem uma Dona Lu dentro de casa. Uma mulher que é guerreira, que batalha, que não necessita de ninguém pra fazer os corre dela. Dentro de cada casa tem uma mulher assim”, afirma o cantor e compositor Luan Ribeiro, do projeto Tabaco de Feriado.
A faixa foi gravada de forma independente e lançada por meio de selo próprio, e tem produção, mixagem e masterização assinada por João Paulo Oliani, o ‘Fubá’, e seu irmão Breno Oliani, ambos da banda Magalenha, que possuem diversos trabalhos produzidos com artistas da cidade, como Os Camarás, Candiera, Dons Maria, Tropitronix, Mununu, Dough, entre outros. O lançamento tem apoio da Carvalho Agência Cultural.
A música está disponível em todas as plataformas digitais e no YouTube, e marca também o lançamento de uma série de outras obras da Magalenha que estão em processo de produção em parceria com diversos artistas da cidade. Para ouvir: Plataformas digitais:https://ditto.fm/dona-lu YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=frISVziu1DY.
SOBRE A MAGALENHA - A banda Magalenha é um projeto de MPB, formado por João Paulo Oliani ‘Fubá’ (vocal, violão, beats e produção musical), Breno Oliani (contrabaixo e produção musical), Thauan Reis (bateria e backing vocals) e Giuliano D’Onofrio (percussão).
“Entendo que a Magalenha é um projeto de música brasileira contemporânea, da dita nova MPB. Queremos, daqui do sul de Minas, mostrar a qualidade e diversidade da arte da nossa cidade, da nossa região. Um dos nossos nortes é trabalhar com artistas e compositores locais, amigos e parceiros. Estamos em produção de um disco que vai trazer uma amostra deste potencial sul-mineiro de fazer música e arte e Dona Lu é o pontapé deste processo”, afirma Fubá, vocalista e produtor da banda.
SOBRE O TABACO DE FERIADO - O projeto Tabaco de Feriado é formado por Luan Ribeiro (voz e violão) e Luis FelipeCardillo ‘Lagunaz’ (guitarras) e tem como foco e inspiração o indie brasileiro.
Segundo Lagunaz, "Tabaco de Feriado é um projeto de indie brasileiro com influências de rock psicodélico. Suas composições abordam a temática da vida cotidiana de forma singular e poética, com riffs e texturas de guitarra e efeitos vocais marcantes, que juntos preenchem o espectro sonoro, os artistas buscam se diferenciar no cenário da música nacional."