Brand-News Publicidade 1200x90
25/10/2023 às 16h17min - Atualizada em 25/10/2023 às 16h17min

Grupo de ciclistas italianos chega a Poços na quinta, após percorrer quatro estados brasileiros

FONTE: Adriana Perecin - FOTOS: Divulgação
Homenagem recebida em Garibaldi (RS), cidade que tem forte relação com o Norte da Itália
c 
Viagem iniciada em Campinas (SP) terminou ontem em Garibaldi, na Serra Gaúcha; em Poços o grupo será recebido pelo vice-prefeito e secretário municipal de Esportes
 
O grupo de ciclistas Alè Azzurri, formado por 10 italianos que se definem como “viajantes curiosos e incansáveis”, percorreu mais de 1,4 mil quilômetros para homenagear os 150 anos da imigração italiana no Brasil, data que será celebrada em 2024.
De bicicleta, eles saíram de Campinas (SP) no dia 16 de outubro, com destino a Garibaldi (RS), onde chegaram na segunda-feira (23) e foram homenageados com medalhas pela prefeitura local.
 
A viagem, intitulada por eles “Dal Veneto Al Brasile” (em tradução livre, do Vêneto ao Brasil), será encerrada em Poços - ontem eles deixaram Itajaí (SC) de carro e chegarão na cidade na manhã de quinta-feira (26). Aqui, serão recebidos pelo vice-prefeito Júlio César de Freitas e secretário municipal de Esportes, Fernando Henrique dos Santos (Pelé).
 
O grupo, conhecido por realizar trajetos longos pela Europa, é formado por Andrea Dal Col, Michele Bazzo, Andrea Bortolotto, Davide Bronca, Lino De Ioris, Andrea Michelet, Elio Montinaro, Alfredo Nardi, Michele Perencin e Cristiano Zanarotti. A maior parte deles é da cidade de Conegliano, da região de Vêneto.
 
Os ciclistas incluíram Poços no roteiro de viagem a convite da família Perecin. Adriana Perecin, prima de Michele, esteve na Itália e traçou o percurso realizado pelo grupo. A ideia, segundo ela, foi incluir localidades que têm forte referência italiana. “Eles aprenderam que os italianos vieram para o Brasil trabalhar nas fazendas cafeeiras na região de Campinas, por isso a viagem começou por lá”, conta. “Nossos trisavós eram irmãos, daí o interesse em conhecer Poços de Caldas e o Sul de Minas, que têm forte cultura italiana”, disse.
 
De acordo com o ciclista Elber Oliveira, de Poços de Caldas, que acompanha o grupo desde o início do percurso, o trajeto feito pelos italianos foi inspirado pelos caminhos que os primeiros imigrantes teriam feito nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O destino final, Garibaldi, foi escolhido porque o município tem relação de “gemellaggio” com Conegliano. Ou seja, são cidades “gêmeas”, que possuem traços comuns e laços de amizade.



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.