Brand-News Publicidade 1200x90
24/10/2023 às 15h37min - Atualizada em 24/10/2023 às 15h37min

Contos da Capivara: podcast infantil sobre sustentabilidade e meio ambiente lança novos episódios fortalecendo autores nacionais

FONTE E FOTO: Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação de Causas - [email protected]
C 
Lívia de Ekuã, escritora de 11 anos, foi a autora de uma das três histórias infantis que buscam conscientizar pais e filhos
 
Em comemoração ao Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, foram lançados os novos episódios do podcast “Contos da Capivara”, idealizado pela editora Poétika e pelo Verdes Marias - um movimento de três irmãs que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável. A série traz temas que envolvem a sustentabilidade e a preservação do oceano, mas de uma forma lúdica e pensada para crianças, que aprendem enquanto se divertem. 
 
Neste lançamento, serão três novos episódios, que abordam questões como o racismo ambiental, sob a ótica de uma autora mirim, Lívia de Ekuã. A preservação dos mares e do oceano volta a ser tema nesta temporada, como um assunto que precisa de conscientização. O episódio foi apoiado pela ONG Sea Shepherd Brasil, que participou da primeira edição. O autor e vencedor do Jabuti, João Luiz Guimarães, também participou da série com uma história bastante engenhosa e divertida, que aborda assuntos sobre sustentabilidade e até de produtos naturais e orgânicos. 
 
"Com o podcast buscamos não só levar educação ambiental de qualidade para crianças e suas famílias, mas também criar uma rede potente e diversa de autores nacionais que foram provocados por nós a escreverem sobre temáticas sustentáveis. Para cada história temos a chancela de uma pessoa especialista no tema revisando o conteúdo", explica Mariana Moraes, uma das idealizadoras do Verdes Marias. 
 
Todos os episódios contam com a Capivara Clara, que interage durante a história e aproveita o espaço para dar dicas de “microrrevoluções”, que são pequenas ações, mas se feitas com frequência, podem diminuir os impactos e danos prejudiciais causados ao meio ambiente. Algumas dessas dicas são, por exemplo: compostar, separar e descartar o lixo de forma correta, utilizar escovas de bambu e usar marcas ecologicamente corretas.  
 
Cada um dos episódios conta com um/uma autora nacional diferente, que é provocado/a pelo podcast a escrever sobre temas de sustentabilidade.
 
Na temporada anterior, foram oito episódios, que também abordaram assuntos de sustentabilidade, meio ambiente, preservação e conscientização sobre os biomas. As histórias foram escritas por autores brasileiros, como Claudia Vasconcellos, Marcelo Maluf, Caru Ricardo e Ciro Campos do Planeta Oca, Thara Alves e Kiusam de Oliveira, entre outros. 
 
SOBRE O VERDES MARIAS - O Verdes Marias é um movimento de três irmãs chamadas Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes, que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável, por meio de microrrevoluções em suas vidas. Ele é baseado nos eixos “Por menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente”, que tem se proposto a testar iniciativas, projetos, produtos, alimentos e experiências mais sustentáveis e compartilhar suas descobertas.
O projeto começou porque Mariana começou a propor desafios para que suas irmãs aos poucos adotassem práticas mais sustentáveis em suas vidas. Amigos e familiares gostaram da ideia e também se interessavam em saber por onde começar quando querem “mudar o mundo”, e com isso surgiu o projeto. 
As três têm mais de 350k seguidores no Tiktok, 89 mil no Instagram, além de site e um podcast chamado Microrrevoluções, onde conversam com diversos especialistas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.