Brand-News Publicidade 1200x90
23/10/2023 às 15h41min - Atualizada em 23/10/2023 às 15h41min

Estrogonofe é eleita refeição predileta da merenda por estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais; veja pódio

SECOM - Superintendência de Imprensa - [email protected] - FOTO: Marco Evangelista / Imprensa MG
Secretaria de Estado de Educação realizou uma pesquisa inédita amostral para saber dos estudantes quais são suas opções preferidas
 
As escolas da rede pública estadual de ensino trazem muitas memórias afetivas, seja por um professor inesquecível, pelas amizades feitas, pelo despertar de uma profissão ou pelos pratos que são servidos durante os intervalos das aulas. Esses sabores remetem sempre às boas recordações, da comida caseira feita pela família, principalmente aquelas dos almoços de domingo. 

Na rede estadual de ensino, a alimentação escolar é prioridade para o Governo de Minas, que aumentou, desde o início desta gestão, em mais de 200% os investimentos para beneficiar os cerca de 1,6 milhão de estudantes matriculados. 
 
Com recursos da ordem de R$ 1,4 bilhão aplicados em educação de 2019 a 2023, a realidade, hoje, é que em todas as unidades são servidos, por dia, aproximadamente 1,7 milhão de refeições, e, por mês, mais de 35 milhões de pratos, entre almoços e lanches. Tudo isto, vale lembrar, entre 98 opções de preparo nutritivas e balanceadas previstas nos "Cardápios da Alimentação Escolar".
 
PREFERIDOS PELOS ALUNOS - Neste mês, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou uma pesquisa amostral para saber dos estudantes quais são suas refeições preferidas. Foram ouvidas 545 escolas de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do estado. 

Em primeiro lugar, a refeição predileta dos estudantes é o estrogonofe (ou strogonoff) de frango, acompanhado de arroz, batata e salada. Em alguns casos, também vem com feijão, trazendo um toque de mineiridade e mais nutrição ao prato de origem russa.
Completando os pratos de que os estudantes mais gostam estão a feijoada e o feijão tropeiro, comidas típicas da culinária mineira que ficaram, respectivamente, na segunda e terceira posições do ranking.
 
O governador Romeu Zema, acompanhado pelo secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, foi até a Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, em Belo Horizonte, para conferir de perto como o prato preferido dos estudantes é preparado. 
“É um salto muito positivo conquistado pela educação mineira. Acredito que todos podem comemorar porque, antes, as escolas não tinham recursos necessários para ter essa variedade, oferecer merenda de qualidade. Investimos de maneira significativa na educação. O resultado está aí para todos verem: alimentação saborosa e nutritiva para nossos estudantes”, ressaltou Romeu Zema. 

Para o secretário Igor de Alvarenga, a alimentação adequada tem importância significativa também para o aprendizado. “A rede estadual de ensino vive uma nova realidade. Trabalho que é fruto desta gestão que, desde o início, está comprometida com a educação. Por isso, Minas tem alcançado ótimos resultados em avaliações nacionais, como, por exemplo, nas provas do Enem nos últimos três anos”, enfatizou.  
 
DESTAQUES DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR:
Pesquisa feita pela SEE/MG com 545 escolas de todas as SREs
 
Prato preferido
1º lugar – Estrogonofe de frango
2º lugar – Feijoada
3º lugar – Feijão tropeiro
 
Vegetal favorito
1º lugar – Batata inglesa
2º lugar – Alface
3º lugar – Tomate
 
Fruta predileta
1º lugar – Batata prata
2º lugar – Melancia
3º lugar – Maçã
 
INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR - Parte dos alimentos usados na preparação das refeições é comprada da agricultura familiar. A aquisição destes produtos é feita por meio de parceria entre a SEE/MG e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG)
Em 2022, a SEE/MG investiu mais do que o percentual previsto em lei, que determina que 30% dos recursos da alimentação escolar sejam aplicados em compras dos produtos da agricultura familiar. Ainda no mesmo ano, as escolas estaduais receberam alimentos produzidos por 16.372 agricultores, 32 agroindústrias, e 31 cooperativas e associações de agricultura familiar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.