Brand-News Publicidade 1200x90
20/10/2023 às 12h08min - Atualizada em 20/10/2023 às 12h08min

Memória Histórica - Poços de Caldas: Roteiro de Dom Pedro II

FONTE: Hugo Pontes - FOTO: Acervo MHGPC
C 
No domingo, dia 22 de outubro, marca mais um ano da visita de Dom Pedro II a Poços de Caldas, no ano de 1886
 
Há algum tempo, por sugestão do arquiteto Osmero Pelegrinelli Junior, levantou-se a possibilidade da criação de um circuito urbano, pontuando a visita e passagem de Dom Pedro II, da Imperatriz Tereza Cristina e comitiva, oportunidade em que o monarca aqui veio com o objetivo de inaugurar o Ramal Ferroviário de Caldas. Dessa visita, além dos relatos, existe apenas uma foto tirada na Cascatinha.
 
Sem dúvida, a sugestão do arquiteto foi criativa e importante para o conjunto do equipamento turístico local. Tomei a liberdade de pesquisar os passos de Dom Pedro II e, com dificuldade, consegui levantar os dados principais.
 
Apenas para localizar no tempo e espaço citamos, recorrendo a Homero Benedicto Ottoni, em seu livro “Poços de Caldas”, “que os trens da Companhia Mojiana já circulavam pelo Ramal de Caldas desde o dia 1º de outubro de 1886. A inauguração oficial aconteceu no dia 22, sexta-feira, com a presença das figuras do Império, as quais permaneceram na cidade no dia 23, sábado, e partiram para Ribeirão Preto na manhã do dia 24, domingo”.
 
Há, em algumas publicações da época o registro da permanência de Dom Pedro II, como na crônica de Leopoldo Amaral, jornalista de Campinas, que esteve presente nessa viagem histórica. Além dele o jornalista Paranhos Pederneiras, do Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, RJ, fez o relato de toda a viagem:
 
01 – Chegada à Estação da Mojiana, hoje Praça Paul Harris;
02 – Ida à Capela de Bom Jesus da Cana Verde, (Rua Itororó), atual Igreja de Santo Antônio, na Rua São Paulo, para um Te Deum;
03 – Hospedagem no anexo do “Hotel da Empresa” - hoje Parque José Affonso Junqueira;
04 – Visita ao Balneário “Pedro Botelho” (Parque “Darcy Vargas”);
05 – Visita à Fonte Sinhazinha - na Rua 7 de Março, hoje Rua Pernambuco;
06 – Subiu a uma elevação - Morro do Itororó - Rua São Paulo
07 – Passagem pela Oficina de tornearia da Empresa Balneária, dirigida por João Batista Pansini - Av. Francisco Salles;
08 – Ida à Casa de Joias de Alexandre Xandó - Palacete Cobra, Rua Rio de Janeiro;
09 – Passeio à Fonte dos Macacos - hoje Praça Dom Pedro II;
10 – Passeio da comitiva à Cascatinha - hoje Bairro da Cascatinha;
11 – Visita à Escola do Mestre Sá - hoje Rua Rio de Janeiro, nº 79;
12 – Passeio à Cascata das Antas - Cascata das Antas;
13 – Volta à Capela do Bom Jesus da Cana Verde - Rua São Paulo.
 
Naturalmente, todos esses lugares, ao longo de mais de 100 anos, passaram por muita transformação, excetuando a igreja da Rua São Paulo, a Cascatinha e a Cascata das Antas. Os demais pontos ficaram na lembrança dos antigos moradores.      
 
A Secretaria de Turismo de Poços de Caldas aproveitou esse roteiro para instalar placas indicativas sobre alguns lugares em que Dom Pedro circulou por Poços de Caldas. Depois foi lançado um projeto para encenação - por um grupo de teatro - do roteiro de Dom Pedro. Isso nos traz muita satisfação, pois sempre valoriza o esforço que tive para alcançar o objetivo proposto em nossa pesquisa.
                                            
 
Texto publicado no livro “Visitantes Ilustres - Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes, SulMinas Digital, 2018
 
Por Hugo Pontes - Professor, poeta e jornalista

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.