Brand-News Publicidade 1200x90
19/10/2023 às 16h21min - Atualizada em 19/10/2023 às 16h21min

Morada dos Canyons: DNA sustentável que transforma a experiência de hospitalidade através das práticas ESG

FONTE: Arteiras Comunicação - Cláudia Alcantara - [email protected] - FOTOS: Divulgação
c 
Com chalés totalmente inseridos na natureza e vistas impressionantes para os Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, a pousada Morada dos Canyons, associada à Roteiros de Charme, já nasceu com o compromisso da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente em seu DNA. Dos materiais usados na construção, passando por ações de combate ao desperdício e a colaboração constante dentro da comunidade que os cerca, a pousada atua em diversas frentes para proteger as belezas da região. E que lugar! O cânion Itaimbezinho fica por ali: com profundidade de até 700m, paredões verticais e fenda estreita, é um dos maiores das Américas. A Mata Atlântica e a Floresta de Araucária, por sua vez, compõem o cenário de campos e penhascos, moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio. A pousada tem a missão de estar à altura de sua localização e ser igualmente singular. 

 
"É claro que é do nosso interesse que essas paisagens estejam preservadas, pois são as estrelas do lugar. Mas não é só isso: queremos estar próximos da comunidade local, promovendo e contribuindo para o desenvolvimento econômico da nossa região. Por isso, sempre focamos nossas decisões não só na conservação da fauna, da flora, da mata e do solo, mas também na responsabilidade social", comenta Tiago Marcelino, proprietário e CEO do hotel. 
 
A Morada dos Canyons emprega 100% de mão de obra local e oferece oportunidade de primeiro emprego, além de treinamentos para quem quer se especializar no setor. A pousada também prioriza fornecedores locais, buscando criar uma rede de fornecedores da região, impulsionando a economia, reduzindo o custo da logística, o consumo de energia e a emissão de gases causadores da mudança climática. 
 
Menos resíduos, mais preservação e ganhos financeiros 
Uma das escolhas que se destacam por lá é a utilização da pedra como material construtivo principal, o que diminui o uso de tintas e solventes, por exemplo, além de ter uma manutenção mais baixa, que viabiliza a redução do consumo de água e produtos químicos. 
Nos últimos anos a pousada vem substituindo diversos materiais com o objetivo de reduzir o consumo de plásticos e a produção de resíduos, gerando ganho financeiro com impacto positivo. Um exemplo foi a introdução de máquinas de lavar louças mais eficientes no uso de energia e água. Uma redução de 80% do consumo de água.  
 
Construindo um novo futuro 
Pensando no futuro para reduzir o impacto de suas ações no meio ambiente, a liderança resolveu dar passos mais importantes. Em 2020 contratou uma consultoria para expandir ainda mais o alcance de suas práticas de sustentabilidade através da implantação da agenda completa ESG no planejamento e operação de suas atividades. Em 2021 a pousada iniciou diversos projetos com o objetivo de ser Aterro zero - ou seja não enviar lixo algum para descarte em aterros de qualquer tipo.
Também foi feito um estudo para calcular e controlar a emissão de gases de carbono com um compromisso social e o uso consciente de recursos para alcançar a sua neutralidade. Em 2022 foi elaborado o primeiro Relatório de Emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) e realizada a neutralização de 100% das emissões de carbono das operações da Morada.   
A empresa tem como objetivo se tornar uma referência em turismo sustentável, promovendo a conservação ambiental, a regeneração de áreas degradadas e o estímulo à conscientização ambiental entre os visitantes e a comunidade local. 
 
“Acreditamos que a sustentabilidade não é apenas um imperativo ético, mas também uma oportunidade para contribuir positivamente para a comunidade local, garantir a proteção dos recursos naturais para as futuras gerações e promover um turismo responsável e sustentável. Estamos comprometidos em liderar pelo exemplo e estabelecer parcerias com a comunidade para alcançar um futuro mais sustentável para todos”, disse Tiago Marcelino.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.