Brand-News Publicidade 1200x90
18/10/2023 às 16h41min - Atualizada em 18/10/2023 às 16h41min

Equipamentos turísticos em Poços de Caldas são alvos de vandalismo

FONTE: Site da Prefeitura de Poços de Caldas - FOTOS: Brand-News / Divulgação
Vandalismo no Pórtico da cidade, que fica no ponto da Cascata
C 
Nos últimos meses, Poços de Caldas vem sendo atingida por uma série de atos de vandalismo que têm como alvo os equipamentos turísticos. Neste final de semana, o Pórtico da cidade teve seus vidros estilhaçados, pedras foram lançadas contra as janelas, e outras formas de vandalismo foram registradas.
 
O Complexo Aquático Vereador Eduardo Paiva, a fonte situada em frente à Câmara Municipal, juntamente com a Fonte das Rosas, tornaram-se alvo de atos de vandalismo alarmantes. Vândalos invadiram esses locais, roubando fios elétricos essenciais e danificando os painéis elétricos. Embora tenham tentado levar as bombas das fontes, felizmente, não conseguiram. (foto)
 
A Secretaria de Turismo, através do secretário Israel Pereira e equipe, tem acompanhado de perto esses casos preocupantes. Registros de ocorrência foram feitos junto à Guarda Civil Municipal para aumentar a segurança em torno desses locais e também para adquirir novos equipamentos de proteção do patrimônio turístico da cidade.
 
“Estamos profundamente preocupados com o aumento dos atos de vandalismo direcionados aos nossos equipamentos de turismo”, afirmou Israel Pereira. “Nossas fontes e fontanários, que não são apenas pontos turísticos, mas também fazem parte da nossa história e cultura, têm sido alvo frequente de destruição e depredação.”
 
Os prejuízos vão além do valor do material dos equipamentos danificados. Eles também geraram transtornos prejudiciais no serviço oferecido à população.
 
Segundo Israel, a Secretaria de Turismo está trabalhando em estreita colaboração com a Guarda Civil Municipal para intensificar a segurança em torno de todos os equipamentos turísticos da cidade. Além disso, estão em andamento planos para aquisição de tecnologias de segurança avançadas, como câmeras de vigilância de alta resolução e sistemas de alarme, para proteger a cidade toda com o projeto “Cidade Inteligente”. A infraestrutura tecnológica será um pilar fundamental desse projeto, envolvendo a fibração da cidade e a implantação de um data center, que será o centro de tráfego das informações, incluindo imagens e monitoramento de vídeo com inteligência artificial.
 
O secretário ressalta que a conscientização dos moradores de Poços de Caldas sobre a importância da preservação do patrimônio turístico da cidade desempenha um papel crucial na manutenção da identidade, na promoção do turismo sustentável e na criação de um senso de comunidade - e somente com o envolvimento ativo e a conscientização dos moradores, a cidade pode proteger e celebrar seu rico patrimônio, garantindo um futuro próspero e sustentável para todos.
 
O crime de vandalismo está previsto na lei 9.605 e também no artigo 144 do Código de Posturas de Município, lei 9.166/2016, com multa de 50 a 500 UFMs. Quem flagrar atos de dano ao patrimônio pode denunciar pelos telefones 153 (GM) e 190 (Polícia Militar).
 
NOTA - O Brand-News vem registrando uma série de pichações e atos de vandalismo praticados no Parque José Affonso Junqueira e entorno da Praça Pedro Sanches. Nas “Fotos Extras”, algumas imagens colhidas nas últimas semanas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.