18/10/2023 às 15h42min - Atualizada em 18/10/2023 às 15h42min
EUA estão ávidos por imigrantes qualificados
FONTE E FOTO: CM Press - Cláudia Moura - [email protected]
C
A taxa de desemprego nos Estados Unidos continua baixa e os dados divulgados pelo governo americano na semana passada apontam a taxa de desemprego em 3,8%, com a geração líquida de 336 mil novos empregos, o número mais alto desde janeiro.
Em alguns estados como Nebraska, a taxa chega a 1,9%. Na Flórida, o estado mais procurado pelos brasileiros qualificados, a taxa está em ínfimos 2,7%. Na prática, muitos estados estão vivendo o pleno emprego e com muita dificuldade de contratação de profissionais para diversas atividades.
A presença de imigrantes nos EUA desempenha um papel de suma importância no avanço da sociedade americana. Atualmente, cerca de 13% da população do país é composta por imigrantes, que trazem consigo um espírito empreendedor, inovador e resiliente.
Essas características impulsionam o crescimento econômico, geram empregos e enriquecem a sociedade como um todo. O impacto dos imigrantes é tão marcante que eles representam 18% da força de trabalho dos EUA e estão por trás de 25% das novas empresas que nascem diariamente no território americano. Engana-se quem pensa que os imigrantes exercem apenas atividades secundárias; 44% dos 500 maiores milionários americanos são imigrantes. Ou seja, os imigrantes estão presentes em todas as camadas da sociedade americana.
Além disso, os imigrantes têm desempenhado um papel crucial na economia americana, preenchendo lacunas de habilidades nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), elevando com confiança a posição competitiva dos Estados Unidos no cenário global.
Nos últimos anos, milhares de brasileiros qualificados optaram por dar continuidade na sua carreira nos EUA. O visto mais procurado por esses profissionais é o visto EB-2NIW, seguido do visto EB-1A. A grande vantagem desses vistos é que eles são baseados na trajetória profissional do imigrante e não demandam investimentos de maior monta, como o EB-5, e nem estruturas empresariais de maior porte, além de conferirem o Green Card.
E os Estados Unidos estão querendo os brasileiros.
Em 2022, um recorde: 23.596 Green Cards foram concedidos a brasileiros, junto com 12.983 cidadanias americanas, ainda de acordo com dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA.
Profissionais qualificados são desejados por todo mundo, e na maior economia mundial isso não poderia ser diferente: os EUA querem aqueles que vêm para somar. Nesse sentido, tramita um projeto de lei que conta com o apoio dos partidos Democrata e Republicano para facilitar a regularização de imigrantes nos EUA e melhorar o fluxo dos procedimentos imigratórios.
O empreendedorismo brasileiro em território norte-americano tem crescido significativamente nos últimos anos, com muitos brasileiros escolhendo abrir negócios próprios nos Estados Unidos. Essa tendência é impulsionada pela estabilidade econômica e pelo ambiente favorável para empreender que o país oferece.
Os brasileiros encontram diversas razões para empreender, dentre elas a busca por oportunidades de negócios em um mercado maior e mais desenvolvido. Além disso, os EUA proporcionam um ambiente empresarial altamente competitivo, com acesso a uma ampla base de consumidores e recursos financeiros. Esses fatores combinados têm incentivado a aproveitar as vantagens e oportunidades disponíveis para realizar empreendimentos em terras americanas.
A crescente divisão política do Brasil, somada a crescente preocupação com a violência, são fatores que contribuem para que muitos profissionais brasileiros qualificados e bem-sucedidos na suas respectivas áreas optem por dar continuidade à sua vida na América. E o Tio Sam está de braços abertos.
Por Vinícius Bicalho - Advogado licenciado nos EUA, Brasil e Portugal; Sócio fundador da Bicalho Legal Consulting P.A.; Mestre em direito nos EUA pela University of Southern California; Mestre no Brasil pela Faculdade de Direito Milton Campos (MG); Membro da AILA - American Immigration Lawyers Association; Responsável pelo Guia de Imigração da AMCHAM
Instagram: @biccalhoconsultoria
Site: https://bicalho.com/brasil/ e https://bicalho.com/eua/