Brand-News Publicidade 1200x90
18/10/2023 às 15h27min - Atualizada em 18/10/2023 às 15h27min

Governo de Minas recebe prêmio da ONU por investimentos em energia limpa

FONTE: SECOM - Superintendência de Imprensa - [email protected] - FOTOS: Invest Minas / Divulgação
C 
Com recordes de produção de energia fotovoltaica, gestão estadual é reconhecida pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento como destaque mundial em ações de transição energética
 
A postura do Governo de Minas em relação às ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e incentivar o desenvolvimento sustentável vem recebendo destaque no mundo todo.
 
Nesta semana, a Invest Minas, agência de promoção de investimento e comércio exterior, recebeu premiação da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), órgão ligado à ONU, devido a excelência em promover investimentos para transição energética. 
 
A premiação ocorreu na segunda-feira (16/10) em Abu Dhabi, no Emirados Árabes Unidos, durante o 8° Fórum Mundial de Investimentos, realizado pela UNCTAD, que reúne, até 20/10, representantes de governos e líderes de empresas para debater ações para acelerar os investimentos em ação climática, saúde e segurança alimentar. 
O prêmio é concedido às agências que se destacaram na atração de investimentos para acelerar a transição para uma energia limpa e sustentável, destinada a conter alterações climáticas, reconhecendo, ao mesmo tempo, abordagens inovadoras à promoção de investimentos, financiamento e parcerias.
 
EXEMPLO - O prêmio concedido à Invest Minas é resultado dos investimentos atraídos em energia solar, biocombustíveis e biomassa. A conquista é resultado dos esforços do Governo de Minas, que tem atuado na viabilização de investimentos sustentáveis. 
Entre 41 agências avaliadas, a Invest Minas recebeu distinção especial, junto com a Guidance Tamil Naduhina, da Índia, e a Invest Korea, da República da Coréia.
 
O governador Romeu Zema detalha o significado da premiação. "A ONU reconhece que Minas Gerais hoje é referência mundial em sustentabilidade, demonstrando o acerto da nossa política para o desenvolvimento do estado com responsabilidade ambiental." 
 
Já o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga, responsável por receber a premiação das mãos da Secretária Geral da Unctad/ONU, Rebeca Gryspan (foto), destacou a força de Minas na economia verde. "Minas Gerais lidera a promoção de investimentos verdes e se consolida como referência mundial. O Estado oferece aquilo que os investidores globais mais buscam no momento: energia limpa e sustentável, minerais críticos para transição energética e produtos com baixa pegada de carbono. É um momento único para Minas."
 
INVESTIMENTOS EM ENERGIA LIMPA - Entre 2019 e 2022, foram atraídos 30 grandes projetos de geração de energia para Minas Gerais, com um investimento somado de R$ 41,6 bilhões (aproximadamente US$ 8,2 bilhões), o equivalente a 22% do total de aportes. 
Metade dos empreendimentos formalizados é referente à geração de energia solar fotovoltaica, e o restante distribuído entre energia eólica, hidrelétrica e hidrogênio verde. 
 
Por meio do programa Sol de Minas, estão sendo atraídos grandes projetos de energia solar fotovoltaica, com apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda e Meio Ambiente, Invest Minas, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e parceiros da sociedade civil. 
 
Hoje, Minas lidera esse modelo de energia no Brasil, com quase 7GW de potência instalada - unindo as modalidades distribuída e centralizada - e com potencial de multiplicar esse montante por pelo menos sete vezes.
O programa ainda capacitou servidores de mais 130 municípios para receber os investimentos e incentivar a atração de empresas que fazem parte da cadeia produtiva da energia limpa, gerando mais empregos especializados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.