Brand-News Publicidade 1200x90
22/09/2023 às 15h45min - Atualizada em 22/09/2023 às 15h45min

20º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas é encerrado com sucesso

FONTE E FOTOS: GSC Eventos Especiais
Jornalista Cristina Serra e a diretora da GSC Eventos Gisele Ferreira com representantes IF Sul de Minas - Campus Muzambinho: Fabrício Santos Ritá, Eleandro Ribeiro Antonio e Claudiomir Silva Santos
C 
Plantio de frutíferas e festa de confraternização, começo e final da edição comemorativa de 20 anos do Congresso ficarão para a história
 
Foram quatro dias de intensa programação e muitos debates sobre o Meio Ambiente no Brasil e no mundo. Mais de 25 palestrantes de várias partes do País trouxeram para Poços de Caldas, ricas reflexões sobre os rumos das ações das populações sobre o planeta.
Palavras como cooperação, parcerias e consciência coletiva deram o tom desta edição, que teve como tema central os 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que englobam, entre outros, exatamente a própria ODS 17, que trata exatamente de “Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.
 
Foi exatamente isso que a GSC Eventos fez questão de enfatizar, quando apresentou um breve histórico dos 20 anos com pessoas e entidades acadêmicas, privadas e institucionais - parcerias sem as quais não seria possível realizar um evento de tamanha grandeza.
Foram relembradas as três fases da história, que se iniciou em 2003, através de uma iniciativa da GSC Eventos em parceria com a OAB Minas Gerais, cujo nome era “Congresso Nacional de Direito Ambiental”, tendo como personagem central, na época, o Dr. Marcos Vinícius Ferreira de Morais, hoje o Secretário de Meio Ambiente de Poços de Caldas.
A segunda fase do Congresso a partir de 2007, passou a se chamar “Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas” - que contou com a parceria da Profª Maria Teresa Mariano, tendo a PUC Poços de Caldas e outras entidades como entidades parceiras do Congresso.
Já a terceira fase se iniciou com o convite que a GSC Eventos fez ao IF Sul de Minas - Campus Muzambinho, em 2010, para que professores e doutores daquela instituição acadêmica pudessem integrar a Comissão Técnica e Científica do Congresso, iniciando assim uma fase mais voltada para a academia e questões científicas, oportunizando que centenas de alunos e professores de todo País contribuíssem através de trabalhos científicos.
 
Assim, o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas atinge sua maturidade, sendo uma referência em todo Brasil, e considerado um dos maiores, mais importantes e plurais eventos sobre a questão ambiental, que traz temas diversos de todas as abrangências.
 
Com o tema “Extremos Climáticos - Impactos atuais e análises futuras”, a 21ª edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, com data para acontecer de 22 a 25 de outubro de 2024, se prepara para mais um grande encontro entre alunos, professores, profissionais, sociedade civil e convidados especiais.
O Congresso é uma realização da GSC Eventos Especiais em parceria com o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e na edição 2023 contou com o apoio Capes, FAPEMIG, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e instituições parceiras: IFSULDESTE Campus Santos Dumont, UEMG, Instituto Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas, Universidade Federal de Campina Grande, CESMAC, UFLA-Universidade Federal de Lavras, UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais, Unioeste, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática, Unifal Alfenas, Associação de RPPN e Reservas Privadas de Minas Gerais, Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, INPE, Unifei-Universidade Federal de Itajubá, Ufscar e Uniube-Universidade de Verdade. Patrocínio da Alcoa.
 
Acesse o site para mais informações: http://www.meioambientepocos.com.br/.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.