21/09/2023 às 15h50min - Atualizada em 21/09/2023 às 15h50min

"Novos Centros" é tema da MIA 2023, com início neste final de semana

FONTE: Jéssica Balbino - FOTO: Tamiris Alves
C
Programação diversa e gratuita traz música, visualidades, literatura e performance
 
Com o tema "Novos Centros", a MIA (Mostra Integrada de Artes) realiza sua 5ª edição, com ações gratuitas em diferentes espaços da cidade: Museu de Poços, Thermas Antônio Carlos, Mirante Santa Rita e Arena Cascatinha, além de itinerário com oficinas formativas em instituições sociais e escolas da rede municipal de ensino.

Com videomapping no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, nas Thermas Antônio Carlos e uma programação que celebra os 50 anos da cultura hip-hop no mundo, a equipe curatorial da Mostra, ao pensar no tema, aposta em novas centralidades, pensada a partir dos seguintes eixos: Música, Visualidades, Performance e Literatura. "Feita a muitas mãos, novos tempos querem novos centros", anuncia. 

Apesar dos recursos limitados, a MIA conta com o apoio de diferentes artistas para dar vida à ideia que há cinco anos vem ocupando a cidade de Poços de Caldas, fomentando arte e cultura em suas mais diversas manifestações, se apresentando como uma ferramenta para artistas explorarem novos suportes e assim apresentarem os seus trabalhos utilizando-se de plataformas não habituais.

Justamente por sua multiplicidade de ações e formatos, a Mostra é capaz de contemplar muitas temáticas e formatos. A unidade está justamente em sua identidade curatorial, visual e busca por plataformas inovadoras que surpreendem e envolvem o público, proporcionando uma experiência única.

Segundo o curador e diretor de arte, Paulo Tothy: “O poder de congregar pessoas e mover desejos que só a música tem, é utilizado pela MIA como força condutora das experiências vivenciadas na Mostra. A partir da sua própria identidade gráfica, cenográfica e elementos projetáveis, a MIA aposta nas visualidades. Não é só estética, as produções refletem uma pesquisa histórica que valoriza o patrimônio e a memória na qual está inserida. As Performances são um convite para a celebração da existência do corpo que carrega o discurso da literatura, mantendo de pé a palavra como expressão maior dos nossos desejos.”
 
Confira a programação MIA Novos Centros: 
 
22.09 I sexta-feira | 18h - 22h
Museu Histórico e Geográfico (integrando a programação nacional da “Primavera dos Museus”) 
VISUALIDADES: 
- Mapping com VJ Bah 
 
MÚSICA: 
- Flame’s 
- Crys Marques 
- Tropitrõnix 
- Isadbob 
+ presença do Coletivo LGBTQIAPN+

23.09 I sábado | 18h - 22h30 
Thermas Antônio Carlos
VISUALIDADES: 
- Mapping com VJ Bah 
 
MÚSICA: 
- Mununu e Banda 
- Vizinhança do Soul 
- DJ Fubá
- Dj Ambrosio 
- Paulo Tothy part. Alyson Dias

24.09 I domingo | 14h - 18h30
Mirante Santa Rita (Rua Júpiter) - Comemoração aos 50 Anos da Cultura Hip-Hop
PERFORMANCE: 
- Oficina de Hip Hop Dance com Xuão 
- Pocket Show Cia. Caleb 
 
LITERATURA: 
- Sarau Margens Jéssica Balbino convida Slam da Zona Sul 
MÚSICA 
- MB2 e Banda 
- DJs Flame’s

29.09 I sexta-feira I 17h30 – 21h
Arena Cascatinha (Av. Santo Antônio) 
VISUALIDADES: 
- Humberto Alves
- Kauana Benelli
- Yash Colares
 
LITERATURA: 
Projeção Literária Margens
 
MÚSICA: 
- Isadbob 
- Crys Marques 
- Mancha

Além disso, na próxima semana, entre os dias 25 e 29, acontece o itinerário formativo com oficinas em instituições sociais e escolas da rede pública de ensino em parceria com o COMPIRÉ (Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica), cujas turmas foram selecionadas previamente juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.
 
A MIA é idealizada pela Carvalho Agência Cultural e conta com equipe formada por Chiara Carvalho (direção geral e curadoria), Paulo Tothy (direção de arte e curadoria), Jéssica Balbino (curadoria literária e comunicação), Alyson Dias, Guilherme Teixeira e Isabela Vieira (assistentes de produção), Yas Colares (artista e arquiteta urbanista).
As ações são viabilizadas por editais de fomento à arte e à cultura, com apoio institucional e patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura, incentivo cultural do Hotel Golden Park (Rede Nacional Inn), além da parceria e apoio do Coletivo LGBTQIAPN+ Poços de Caldas, COMPIRÉ (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e Étnica), Margens, Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, Thermas Antônio Carlos, Retratar-te e San Thiago Hotel.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.