C O programa “Hora da Verdade” dessa segunda-feira,18, às 20h, ao vivo pela TV Poços, com a apresentação do jornalista Wiliam de Oliveira, terá como tema “Terras Raras” no planalto de Poços de Caldas. Os entrevistados serão: Lívio Valério Togni - industrial e presidente da Togni S/A Materiais Refratários -, detentora dos direitos minerários onde os elementos de “Terras Raras” foram descobertos; Álvaro Cesar Furchi - geólogo e diretor-executivo da E.T. Gran; e Marcelo de Carvalho, doutor em Geologia pela Universidade de Perth na Austrália e o diretor executivo da Meteoric Resources, empresa australiana.
CENÁRIO NACIONAL - Poços de Caldas foi destaque no cenário nacional no dia 8 de agosto, quando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve na cidade para assinatura de um protocolo de intenções do governo de Minas Gerais com a mineradora australiana Meteoric Resources para investimentos de cerca de R$ 1,2 bilhão na extração de argila iônica - mineral que faz parte do grupo das terras raras.
Considerada o “ouro do futuro”, as terras raras são um conjunto de 15 elementos químicos utilizados principalmente na produção de energia renovável (turbinas eólicas e células fotovoltaicas), cabos, imãs, baterias etc.
Os estudos sobre a qualidade e a quantidade das reservas de terras raras em Poços de Caldas são feitos há 12 anos pela empresa poços-caldense Togni Refratários, que atua na exploração de argilas na região. Os ensaios apontaram que o material possui um alto potencial mercadológico. Atualmente, a China concentra cerca de 90% da produção mundial de terras raras.