Brand-News Publicidade 1200x90
14/09/2023 às 15h06min - Atualizada em 14/09/2023 às 15h06min

Ressaca: Minas Gerais quer aumentar o imposto sobre a cerveja

FONTE: Cleomar da Silva Almeida Rosa - [email protected] - FOTO: Reprodução Google
c 
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais está prestes a votar o Projeto de Lei nº 1295/2023 que aumenta de 23% para 25% a carga tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da cerveja no estado.
 
Nos últimos anos, o setor investiu mais de R$ 3 bilhões no estado, com abertura de novas cervejarias. Atualmente Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no ranking do Brasil com 222 fábricas de cerveja em operação. Estima-se que somente a cadeia produtiva do setor da cerveja gere cerca de 100 mil empregos diretos, indiretos e induzidos no estado.
 
O súbito aumento de imposto traz consequências diretas para o setor produtivo, no primeiro ano de recuperação pós-pandemia do coronavírus e conflito entre a Rússia e a Ucrânia, tais como: o desestímulo à produção local, prejuízo na geração de empregos e a insegurança para investir, tendo em vista a competitividade de estados vizinhos com alíquotas menores.
 
Vale lembrar que a carga tributária da cerveja no Brasil é a maior da América Latina (56%) e que tal aumento só prejudica esse cenário.
 
As entidades compreendem que o aumento de carga deve ser revisto pelo Governo do Estado e pela Casa Legislativa e, dialogado com o setor produtivo, que mesmo em um cenário desfavorável nos últimos anos, não mediu esforços para expandir as suas atividades em investimentos, criação e manutenção de empregos para a geração de renda à população do estado.
 
 
Associação Brasileira de Cerveja Artesanal - ABRACERVA
Presidente: Gilberto Tarantino
 
Federação Brasileira de Cervejas Artesanais - FEBRACERVA
Presidente: Marco Falcone
 
Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja - SINDICERV
Presidente: Márcio Maciel

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.