Brand-News Publicidade 1200x90
12/09/2023 às 14h45min - Atualizada em 12/09/2023 às 14h45min

Lampiões a gás voltam a iluminar o Pateo do Collegio

FONTE: Michelle Muniz - [email protected]
São Paulo, 1862. Acervo de Militão Augusto de Azevedo
Caminhada, seresta, arte e história compõem o evento aberto ao público que será realizado nesta quinta-feira
 
Resgatar e preservar a memória material e imaterial do Centro de São Paulo é uma das missões da Subprefeitura Sé. Nesse sentido, no primeiro semestre deste ano foi iniciada uma parceria entre a Subprefeitura e a Comgás, responsável pela operação dos lampiões a gás do Pateo do Collegio.

Após a revitalização das luminárias, reposição de peças e realizados os testes, os lampiões serão reinaugurados nesta quinta-feira (14/9), durante o evento "Lampiões, a luz da alma paulistana!", uma caminhada aberta ao público que se iniciará às 18h30, no Pateo do Collegio. Todo o percurso, iluminado pela luz dos lampiões a gás.

O supervisor de Cultura da Subprefeitura Sé, Luiz Arruda, resume a importância dos lampiões para a memória da cidade: “A tecnologia tem avançado muito, tornando nossas ruas mais claras. Mas os lampiões a gás, memória de uma São Paulo bucólica que segue viva na lembrança, continuam iluminando os nossos corações.”

A história dos lampiões a gás foi iniciada em 1873, quando a San Paulo Gas Company, a atual Comgás, passou a ser responsável pela iluminação da fachada de importantes locais da cidade, como a Catedral da Sé. O gás era obtido pela queima do carvão - bem antes disso, a partir de 1830, existiam lampiões que funcionavam pela combustão do azeite, inclusive óleo de baleia. Em 1873, havia cerca de 700 estruturas do tipo pela cidade, que se multiplicaram e caracterizaram a iluminação pública.

Os lampiões eram acesos e apagados manualmente por profissionais que ajudaram a escrever as crônicas poéticas da cidade. Em noites de lua cheia, era possível manter-se apagados os lampiões, por razão de economia.

A iluminação a gás representou um marco para São Paulo. As ruas, antes desertas à noite, passaram a ter movimento de pessoas. Boêmios, estudantes, jornalistas, políticos, famílias circulavam a pé pelo Triângulo Histórico, mais iluminado e seguro pela entrada em serviço dos lampiões a gás.

O último lampião a gás operacional da cidade foi desligado em 8 de dezembro de 1936. As luzes à moda antiga do Pateo do Collegio resistiram e na década de 70, passaram a ter como base o gás de nafta.
A partir do final dos anos 80, passou a se utilizar o atual gás natural. O acendimento ainda se dava de forma manual e intermitente.

Em 2001, o sistema foi convertido para a ligação automatizada. Em 2013, os postes foram desligados de vez. E reativados em uma nova parceria com a Prefeitura em 2018 com o acendimento automático de 38 unidades.
O conjunto traz dispositivos acionados por uma fotocélula, que identifica a queda da luminosidade natural e libera o gás em um queimador. Ao clarear, o fornecedor é desligado automaticamente.
 
Para o subprefeito da Sé, Alvaro Camilo, o acendimento desses lampiões remete à riqueza do patrimônio histórico concentrado na região central. “Temos edifícios tombados, caminhadas noturnas que narram eventos importantes e os lampiões serão mais um atrativo para nossa população que circula pelo centro”, destaca.
 
ANOITECER ENCANTADOR - Para celebrar este momento, a Subprefeitura Sé e a Comgás realizam o evento “Lampiões, a luz da alma paulistana!”, uma caminhada unindo arte e história pelo Pateo do Collegio e Rua Roberto Simonsen.

O percurso será acompanhado pelos Trovadores Urbanos e de poetas em uma declaração de amor à cidade de São Paulo. O Coral Schola Cantorum apresentará “O Sonho da Virgem” em tupi, composto por José de Anchieta.

A Associação Comercial de São Paulo, Pateo do Collegio, Museu da Cidade de São Paulo, Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e #TodospeloCentro apoiam este evento gratuito e aberto ao público.
 
SERVIÇO:
"Lampiões, a luz da alma paulistana!"
Horário:
às 18h30
Local: Pateo do Collegio - Marco da Paz

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.