Brand-News Publicidade 1200x90
11/09/2023 às 15h45min - Atualizada em 11/09/2023 às 15h45min

Rio de Janeiro recebe a 1ª edição da NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA

FONTE: Aline Martins - [email protected]
Imagem do inédito The Great Adventure Of Material World, de Lu Yang - FOTO: Cortesia da artista
c 
Exposição abre para o público no dia 20 de setembro, no Museu do Amanhã, com uma pluralidade de artistas que representam 30 países do mundo
 
A partir de 20 de setembro, o Museu do Amanhã apresenta um panorama contemporâneo das criações artísticas que fazem uso de tecnologia e inovação reunindo 70 obras de 30 países, que propõem novas formas de pensar e agir diante das ferramentas digitais e tecnológicas. A primeira edição do NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA apresenta trabalhos de 66 artistas, coletivos e estúdios, e entre eles, 10 representam o Brasil.
Tanto no interior quanto na área externa em frente ao Museu, na Praça Mauá, o público será convidado a experimentar a arte com realidades aumentadas, realidades virtuais, trabalhos com inteligência artificial, instalações interativas, machine learning, animações, gameart e vídeos. Será possível tocar, percorrer instalações e se integrar às obras, como em projeções, além de compor retratos em tempo real, entre outros. Os projetos se dividem em dois temas: A Nova Estética e a Supercriatividade.
 
A concepção do NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA tem a assinatura dos curadores Ricardo Barreto Paula Perissinotto, que são referência mundial pela realização de exposições de arte eletrônica e pela fundação do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, realizado há mais de 20 anos.
  
Dentro do Museu do Amanhã, o NOVA BIENAL RIO ocupará o Espaço Expositivo Temporário, até o dia 29 de outubro, e também trará atrações de destaque no Átrio e Lounge do museu. Na Praça Mauá, em frente ao Museu, uma seleção de obras que priorizam, principalmente, a interatividade terão acesso livre e gratuito, por 12 dias, de 20 de setembro a 1º de outubro.  
 
"A proposta inovadora da NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA se conecta com nossa missão, reúne obras que nos integram com o meio ambiente e os ecossistemas, traz uma rica diversidade de artistas e temas que vão instigar os visitantes. Ser o palco carioca de todo esse potencial artístico explorando as tecnologias mais avançadas como a inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, é mais uma oportunidade de trabalhar questões urgentes de forma lúdica junto ao nosso público. Além disso, a maioria das obras convida o público a interagir, explorar os sentidos e a sensorialidade para construção de significados”, explica Bruna Baffa, Diretora Geral do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de museus da Secretaria Municipal de Cultura.
 
O NOVA tem patrocínio master da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 
SERVIÇO:
NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA
Abertura: 19 de setembro – 18h30
Exposição: entre 20 de setembro e 29 de outubro
Classificação: Livre
Local: Museu do Amanhã - Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h). Às terças-feiras a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada.
Venda on-line Link

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.