Brand-News Publicidade 1200x90
23/08/2023 às 15h53min - Atualizada em 23/08/2023 às 15h53min

Prefeitura inicia campanha “Adote uma Caneca”

FONTE: Site da Prefeitura de Poços de Caldas
c 
Em um passo significativo em direção à sustentabilidade ambiental, foi sancionada a Lei 9.625, um marco que busca estabelecer limites e redução gradativa para o uso de copos e recipientes descartáveis ​​produzidos a partir de derivados de petróleo.
Esta lei, de âmbito municipal, pretende a promoção de práticas mais responsáveis ​​e conscientes em relação ao consumo de plásticos de uso único, visando beneficiar tanto a saúde da população quanto o meio ambiente.
 
O cerne dessa legislação, que abrange tanto o Poder Executivo quanto o Poder Legislativo da Administração Pública Municipal, reside na redução gradativa do uso de copos e objetos de plástico derivados do petróleo, com um impacto significativo na geração de resíduos e no resíduo ambiental.
 
Para apoiar a efetivação da Lei 9.625 e garantir sua efetiva implementação, as secretarias de Controle Interno e Meio Ambiente realizam uma ação inovadora intitulada “Adote uma Caneca”. Essa iniciativa consiste em divulgar informações e conscientizar os colaboradores e cidadãos que frequentam os locais de atendimento ao público sobre os riscos associados ao uso excessivo de copos e utensílios plásticos derivados do petróleo.
 
Segundo o secretário de Controle Interno, Rogério de Oliveira, o programa “Adote uma Caneca” é uma iniciativa que todos nós podemos nos alegrar. “Ao adotar uma abordagem simples, porém eficaz, convidamos todos os funcionários públicos e membros da comunidade a adotar a ideia de reduzir o consumo de plástico. Os efeitos positivos dessa mudança vão além da economia financeira. Estamos felizes para a preservação do nosso meio ambiente, sentindo a influência causada por plásticos de uso único, que levam séculos para se decompor”, disse.
 
O secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinicius Ferreira de Moraes, reflete que todos sejam agentes de mudança, inspirando aqueles, ao nosso redor, a fazer escolhas mais ecológicas. “Juntos, podemos mostrar que o compromisso com a responsabilidade ambiental é uma parte intrínseca do nosso compromisso com cidadãos e servidores públicos”, disse. “O uso abusivo de plásticos descartáveis tem trazido inúmeros problemas ao meio ambiente, e a iniciativa para a diminuição dos copos no município vai impactar a cidade de forma positiva, além de servir de inspiração para que todos façam a substituição dos copos descartáveis”, reforçou.
 
O programa “Adote uma Caneca” tem como alvo os pontos próximos de atendimento à população, como repartições públicas, postos de saúde e espaços legislativos. Por meio de campanhas de conscientização, os cidadãos são informados sobre os malefícios à saúde humana e ao meio ambiente resultantes do descarte inadequado e do consumo excessivo de plásticos.
 
A conscientização se estende para além dos danos ambientais, abrangendo também os impactos sobre a saúde pública. Os plásticos derivados do petróleo liberam substâncias químicas nocivas quando em contato com alimentos e bebidas, representando uma ameaça silenciosa à saúde de todos. A campanha busca destacar a importância de adotar alternativas mais sustentáveis, como o uso de canecas reutilizáveis ​​e recipientes de materiais biodegradáveis.
 
A Lei 9.625 e a ação “Adote uma Caneca” são etapas concretas em direção a uma mudança cultural em prol da sustentabilidade. Ao sensibilizar os cidadãos sobre a importância de reduzir o consumo de plásticos de uso único, esta iniciativa não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também fomenta um futuro mais saudável e consciente para as gerações vindouras. Combinando a força da legislação com a conscientização ativa, a comunidade municipal está dando passos concretos em direção a um futuro mais limpo e sustentável.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.