Brand-News Publicidade 1200x90
22/08/2023 às 16h29min - Atualizada em 22/08/2023 às 16h29min

Cervejas pretas e seus estilos

Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected]
No mês de julho falamos de mitos sobre as cervejas pretas. Na coluna de hoje, vamos falar dos principais e mais deliciosos estilos de cervejas pretas que existem ao redor do mundo.
 
Quando se fala cervejas pretas, acabamos por excluir uma gama muito grande de cervejas escuras, pois não chegam a ser pretas. Algumas tendem ao marrom e outras ao acobreado escuro, tais como os estilos: Munich Dunkel, Doppelbock, Baltic Porter, Brown Ale, Dubbel e Belgian Dark Strong Ale.
 
Sem dúvida nenhuma, as cervejas pretas mais conhecidas pelos brasileiros são as do etilo International Dark Lager, estilo de cerveja simples e barata de ser produzida: basta adicionar corante caramelo nas cervejas comuns de prateleira de supermercados (aquelas com milho e/ou arroz em sua receita) para dar a cor preta à cerveja. Desse estilo, temos como exemplos a Bohemia Escura, a Black Princess 1882, a Brahma Black, a Brahma Duplo Malte Black, a Cusqueña Dark Lager, a Petra e todas as consideradas Malzbier, que acabam pertencendo a esse mesmo estilo, porém com adição de mais açúcar.
 
Dentro da escola belga não há cervejas pretas, apenas estilos escuros. Na escola alemã, temos o estilo Schwarzbier que, como o próprio nome já diz, significa cerveja preta. É um tipo de Lager com malte torrado que lembra cafeinado e o sabor é levemente adocicado, com o final seco. Alguns exemplos conhecidos são a Bamberg Schwarzbier, a Eisenbahn Dunkel, a Xingu e a Petra Schwarzbier. Outro estilo Lager menos conhecido no Brasil é o Czech Dark Lager, natural da República Tcheca.
 
 
Na família das Ale temos vários estilos ingleses (inventores das cervejas pretas) e alguns estilos norte-americanos. O primeiro estilo de cerveja preta que se tem notícia é o English Porter, chamado pelos ingleses apenas de Porter. É derivado do estilo British Brown Ale, esse nome Porter, deriva de sua popularidade entre as classes trabalhadoras dos portos ingleses. Tem sabor de caramelo e malte torrado, lembrando chocolate e nozes. Alguns exemplos são a Colorado Demoiselle, a Leopoldina Porter, a Fuller’s London Porter e a Bierland Baltic Porter (cerveja espetacular produzida pelo cervejeiro poços-caldense Flávio Domingues, da Cervejaria Bricks).
 
A Porter deu origem a outras variações do mesmo estilo, como a Robust Porter, a Baltic Porter e a American Porter, e também originou o estilo Irish Stout que, inicialmente, era chamado de Stout Porter por Arthur Guinness, aquele mesmo do livro dos recordes. Stout significa robusto, encorpado. Temos muitas variações irlandesas, inglesas e americanas deste estilo, valendo destacar a American Stout, a Irish Stout, a Sweet Stout e a Oatmeal Stout. Alguns exemplos mais comerciais são a Caracu, a Baden Baden Stout, a Guinness, a Gorillaz Stout e a Schornstein Stout.
 
O estilo de cerveja preta que está fazendo mais sucesso atualmente no Brasil é o Imperial Stout, também conhecido como Russian Imperial Stout (RIS), por ter sido o estilo favorito do Czar russo Alexandre I (1777 - 1825) para espantar o frio. Este estilo ultrapassa os 10% de teor alcoólico, chegando muitas vezes a até 12%, e é ideal para o inverno brasileiro. Alguns exemplos mais comerciais são a Invicta 108, a Wäls Petroleum, a Bode Brown Atomga e a Colorado Ithaca.
 
Muitas cervejarias de Poços de Caldas já produziram cervejas desse estilo, tais como a Gonçalves RIS, a Virtus RIS, a Hill Beer Imperial Stout, a Border Brew Lua de Mel e a Black Jack Sorvete Napolitano.
 
Por fim, vale mencionar o estilo norte-americano mais novo da família das cervejas pretas: a Black IPA. Esse estilo é produzido adicionando-se maltes escuros à famosa American IPA, mistura que deixa a cerveja com um final mais seco, porém com predominância do sabor amargo das IPAs. Alguns exemplos comerciais desse estilo são a Invicta Black Cat, a Küd Blackbird, a Dogma Cafuza, a Roleta Russa American Black IPA, a Dark Side VII JAM Bier e a Hi 5 Black IPA 2 Cabeças.






*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.