22/08/2023 às 15h11min - Atualizada em 22/08/2023 às 15h11min
Dia do Folclore: personagens relacionados com a natureza são os mais conhecidos
FONTE: Fabricio Junqueira - [email protected] - FOTO: Divulgação
C
Metodologia Criando Juntos, da startup De Criança Para Criança, coloca os alunos como protagonistas na produção de vídeos sobre o tema
Não é preciso esperar outubro para falar do Saci. O folclore brasileiro tem o mês de agosto inteiro dedicado a ele e possui um dia próprio, 22 de agosto, para celebrar toda a riqueza multicultural do País. Em um vasto universo, repleto de regionalismos, três personagens se destacam, justamente o Saci-Pererê, a Mula Sem Cabeça e o Curupira. Os três têm em comum a relação com a mata e a natureza. O Saci mora na floresta, o Curupira é guardião da floresta e a Mula Sem Cabeça corre pelas matas e campos.
Dentro da proposta de estimular o interesse dos estudantes pelos diferentes aspectos das disciplinas escolares, a metodologia Criando Juntos, um dos principais projetos da startup de educação De Criança Para Criança, realizou uma série de vídeos dedicados ao folclore. Na metodologia, os alunos, sob a mentoria do professor, criam histórias, desenham e narram essas histórias, baseadas nos conteúdos propostos pelas diferentes áreas do conhecimento.
Qualquer tema ou assunto pode ser transformado em vídeo no Criando Juntos. Depois de pronto o material, professor e alunos enviam o conteúdo (história, desenhos e narração) pelo celular, através da plataforma colaborativa desenvolvida pelo De Criança Para Criança, para que a equipe do programa produza desenhos animados.
O professor José Francisco Aparecido, da startup De Criança Para Criança, comenta que o Brasil é um país multicultural e sua história é contada por diversas vozes, formando um precioso coro. “Indígenas, africanos e europeus, todas essas culturas contribuíram para que hoje pudéssemos nos apropriar de um universo fantástico de gêneros literários, ainda que de maneira tímida a cultura popular se faz presente através da riqueza folclórica”, afirma.
O Dia do Folclore, 22 de agosto, é celebrado não somente no Brasil, mas no mundo. Segundo o professor Chiquinho, é muito importante para a escola propiciar aos seus alunos, independentemente do segmento, o contato com esse acervo cultural. Ele defende que o estudante tem direito ao acesso ao conhecimento de sua cultura, origem e sua própria história como cidadão.
O professor Chiquinho comenta que os projetos educacionais precisam abranger ações que busquem o resgate da cultura de sua população e que existem diversas possibilidades de trabalhar o tema, explorando suas riquezas nos diferentes segmentos e faixa etárias. “Temos que valorizar a cultura popular como um bem”, alega.
A riqueza do folclore brasileiro contribui de forma positiva para o desenvolvimento do estudante, na formação literária e no desenvolvimento de habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da “construção da identidade do estudante, habilitando-o a compreender a própria cultura e a de outros povos e incentivando-o a valorizar e a criar arte e cultura”.
De acordo com o educador, o currículo da educação infantil está repleto de conteúdos lúdicos, jogos, brincadeiras, danças e cantigas. O resgate do folclore para esse público depende dos temas a serem desenvolvidos. Ao trabalhar o folclore nesses conteúdos, os estudantes estarão conectados com os costumes, com o passado e com a identidade do seu povo.
“A minha preocupação como educador e pesquisador é a utilização desenfreada de conteúdos vagos, pobres, superficiais, por grupos desatentos com o futuro das nossas crianças. A cultura popular tem como raiz o passar de conhecimentos de geração a geração, se ainda hoje discutimos a importância do folclore na educação é porque existem professores que lutam para que a cultura permaneça viva”, afirma o professor Chiquinho.
VÍDEOS DO CRIANDO JUNTOS SOBRE O FOLCLORE:
Criando Juntos | O folclore - Link
Criando Juntos | O sonho do Saci - Link
Criando Juntos | O Tombo Do Saci - Link
Criando Juntos | Uma noite esquisita - Link
Criando Juntos | O Ataque do Boitatá - Link
Criando Juntos | Iara e a festa surpresa - Link
Criando Juntos | A Festa da Iara - Link
Criando Juntos | O Ribeirão - Link
Criando Juntos | A lenda do Guaraná - Link
Criando Juntos | Como surgiu a noite - Link
Criando Juntos | As aventuras dos seres fantásticos - Link