FONTE: Ana Claudia Alonso - [email protected] - FOTO: Reprodução Google
C O Henley Passport Index, um ranking que estabelece os passaportes "mais poderosos" do mundo com base na liberdade que os portadores têm de viajar para outros países sem precisar de um visto, divulgou recentemente a lista dos passaportes mais poderosos e, desta vez, Cingapura, no Sudeste Asiático, está no topo da lista, deixando o Japão em terceiro lugar. Atualmente os cidadãos de Cingapura têm acesso liberado em 192 países.
O índice compara 199 diferentes passaportes e 227 destinos de viagem para listar que nacionalidades têm mais facilidade de viagens sem exigências de visto. Três países europeus - Itália, Espanha e Alemanha - ocupam a vice-liderança da lista, podendo entrar livremente em 190 países.
O passaporte italiano está em segundo lugar na lista dos “mais poderosos”, uma excelente classificação. “O poder de liberdade e locomoção entre diversos países é uma das principais vantagens de ter um passaporte italiano, já que ele te dá acesso a 190 países sem necessidade de visto ou apenas com autorização de viagem”, explica Gabriela Rotunno, CEO da Rotunno Cidadania. “Com o passaporte português, que está em quinto lugar, o cidadão pode entrar em 187 destinos sem necessidade de visto”, diz Gabriela.
Esse interesse maior em resgatar as origens e buscar por dupla cidadania teve um aumento significativo pós-pandemia, já que, no caso de um passaporte italiano, os cidadãos puderam se locomover entre diversos países, enquanto cidadãos brasileiros dependiam dos serviços consulares para renovação ou pedido de visto, principalmente para os Estados Unidos.