Brand-News Publicidade 1200x90
17/08/2023 às 14h10min - Atualizada em 17/08/2023 às 14h15min

Câncer de pulmão: “Agosto Branco” destaca riscos e sintomas

FONTE E FOTO: Alice Dionisio - Comunicação e Marketing Unimed Poços de Caldas
c 
O mês de agosto marca uma iniciativa relevante na área da saúde: o movimento "Agosto Branco". A campanha visa aumentar a conscientização sobre o câncer de pulmão, uma doença grave que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o câncer de pulmão é fortemente associado ao tabagismo, sendo considerado o fator de risco mais significativo para o seu desenvolvimento.  
 
Os sintomas do câncer de pulmão frequentemente permanecem em silêncio até estágios avançados. “Tosse crônica, falta de ar, dor torácica e perda de peso inexplicada são indicativos que podem suscitar a doença. Porém, esses indícios podem ser facilmente confundidos com outras condições. A detecção precoce é vital para otimizar os desfechos do tratamento”, explica o pneumologista cooperado da Unimed Poços, Ênio de Queiroz.  
A identificação antecipada do câncer de pulmão impacta diretamente nas opções terapêuticas e no prognóstico. “Quando diagnosticado nos estágios iniciais, as abordagens de tratamento são mais variadas e as perspectivas de recuperação são significativamente ampliadas”, alerta Ênio.  
 
PROGRAMA TABAGISMO - Exposições ambientais a substâncias químicas e poluentes atmosféricos também podem contribuir para o surgimento da doença. “É crucial compreender que o tabagismo é um fator evitável e a melhor maneira de prevenir o câncer de pulmão é não fumar e evitar exposições tóxicas", orienta o pneumologista da Unimed Poços. 
 
Destacando as práticas eficazes de prevenção, Ênio de Queiroz menciona o Programa Antitabagismo da cooperativa de saúde. “Essa iniciativa busca a cessação do tabagismo, que é um dos principais fatores de risco para o câncer de pulmão. As inscrições foram prorrogadas até 25 de agosto, para oferecer uma chance adicional aos interessados se engajarem nesse esforço pela saúde", conclui o especialista.  
Após realizar a inscrição, os participantes passarão por uma avaliação inicial, agendada pela equipe do programa. Em seguida, terão a oportunidade de participar de 12 encontros, cada um com duração de uma hora. Durante esses encontros, os beneficiários receberão orientações especializadas de uma equipe multidisciplinar da cooperativa de saúde, composta por pneumologista, psicóloga, nutricionista, enfermeira e educador físico. 
Para mais informações e inscrições, entre em contato com o Viver Bem através dos telefones (35) 3729-3348 ou (35) 3729-3373.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.