Brand-News Publicidade 1200x90
11/08/2023 às 14h16min - Atualizada em 11/08/2023 às 14h16min

Dia dos Pais vai além das questões comerciais

FONTE: Hugo Pontes - FOTO: Reprodução Google
C 
Data, cuja origem remonta o começo do século XX, oferece uma oportunidade para fortalecer os laços familiares
 
A origem do Dia dos Pais remonta o começo do século XX. Tem-se como certo que a primeira celebração dedicada aos pais aconteceu nos Estados Unidos, na cidade de Spokane, no Estado de Washington, por iniciativa de Sonora Louise Smart Dodd.
Sonora era filha de um veterano da Guerra Civil Americana, e quis prestar uma homenagem a seu pai -  William Jackson Smart. Ele criou seis filhos sozinho após a morte de sua esposa.
Sonora Louise teve a ideia de criar uma data dedicada aos pais após ouvir uma palestra sobre o Dia das Mães e perceber a importância de também honrar os pais.
Dessa forma a data foi oficialmente celebrada no Estado de Washington no ano de 1910 e aos poucos, a ideia se espalhou para outras regiões dos Estados Unidos.
 
O Dia dos Pais ganhou popularidade ao longo das décadas, à medida que outros países adotaram a data para honrar os pais e figuras paternas.
No Brasil a data passou a ser comemorada no ano de 1953, no segundo domingo de agosto. A ideia surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, cujo objetivo foi estimular o comércio no segundo semestre, uma vez que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre.
Com o tempo, a celebração tornou-se comercial, com lojas e empresas aproveitando a ocasião para promover vendas e ofertas especiais.
Nas famílias, por sua vez, os filhos passaram a usar a data como oportunidade para expressar amor, gratidão e afeto por seus pais, ofertando presentes e realizando almoço ou churrasco em família.  
 
O Dia dos Pais vai além das questões comerciais e oferece uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços familiares e ressaltar a importância do papel paterno na vida dos filhos. É uma ocasião para reconhecer e agradecer aos pais por seu apoio, dedicação, amor e orientação ao longo dos anos.
Essa celebração também pode ser uma oportunidade para refletir sobre a importância da figura paterna na sociedade.
 
Desde a primeira comemoração do Dia dos Pais até a atualidade, a celebração é significativa e mostra a importância do impacto dos pais na vida de seus filhos. Além de ser uma oportunidade para expressar amor e gratidão, a data serve como um lembrete da relevância do envolvimento paterno na formação e desenvolvimento das novas gerações. É uma ocasião especial para fortalecer os laços familiares e valorizar o amor incondicional e o suporte oferecido pelos pais ao longo do tempo.
 
Por Hugo Pontes - Professor, poeta e jornalista
E-mail: [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.