Brand-News Publicidade 1200x90
04/08/2023 às 16h33min - Atualizada em 04/08/2023 às 16h33min

Aniversário de João Pessoa: confira um guia completo para celebrar a data

FONTE: Tatiane Fornari - [email protected] - FOTO: Divulgação Hurb
Centro histórico de João Pessoa (PB)
,
A cidade onde o sol nasce primeiro chega aos 438 anos
 
Neste sábado, 5 de agosto, celebra-se o aniversário de João Pessoa, capital da Paraíba. Completando 438 anos, a cidade é conhecida por ser a primeira do continente americano onde o sol nasce todos os dias e é considerada um dos mais antigos municípios do Brasil. A capital, que guarda grande beleza em suas praias, piscinas naturais e ilhas, é ainda berço de uma rica cultura - e por isso, o Hurb, que está no mercado do turismo há 12 anos, traz dicas para curtir um dia perfeito em João Pessoa.
 
Com um cenário de tirar o fôlego, o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha encanta o público graças às suas piscinas naturais, que se formam durante a maré baixa. A ilha fica em Cabedelo, município a 20 km de João Pessoa, e para chegar até ela é necessário consultar a tábua das marés. Aproveite para, ainda em Cabedelo, ver o pôr do sol da Praia do Jacaré e apreciar um entardecer magnífico. Ainda na onda das piscinas naturais, as do Seixas estão entre as mais visitadas e possibilitam o mergulho e a visão de peixes.
 
Mas se a ideia é curtir o lado cultural de João Pessoa, um city tour pelos principais pontos turísticos da cidade vale o investimento. Ele passa por lugares como:
 
. Farol e Estação de Cabo Branco - O Farol do Cabo Branco é simbolicamente o Extremo Oriental das Américas, sinalizando onde o sol nasce primeiro na América do Sul. Ele fica bem acima de uma falésia e pode ser visitado. A torre tem 18 metros de altura e conta com três projeções triangulares, formando uma estrela. Já a estação Cabo Branco, conhecida como Estação Ciência, tem uma arquitetura moderna projetada por Oscar Niemeyer e está aberta para visitação de segunda a sexta-feira. O local conta com exposições sazonais e é dedicado à ciência, cultura e arte. Assim como o Farol, a Estação fica no topo de uma falésia, entre as praias de Cabo Branco e do Seixas.
 
. Centro Histórico de João Pessoa - O Centro Histórico de "Jampa" conta com várias edificações tombadas pelo IPHAN, sendo considerado Patrimônio Cultural e Artístico do Brasil. As construções em estilo colonial e barroco são encantadoras e valem a visita. É no Centro que todos podem conhecer a Casa da Pólvora, com sua vista privilegiada de parte da cidade; o Teatro Santa Roza, a Praça João Pessoa, dentre outros lugares históricos.
 
. Centro Cultural São Francisco - Localizado no final da Ladeira de São Francisco, também no Centro Histórico de João Pessoa, o Centro Cultural é um complexo considerado o maior monumento da América Latina no estilo barroco. O local abriga locais de grande relevância para a capital, como a Igreja de São Francisco e o Museu de Artes Sacras.
 
. Mercado de Artesanato - A delicadeza e originalidade regional do artesanato deve ser valorizada e, aqui, isso acontece. Por isso, quem ama essa arte não pode deixar de fora a visita ao Mercado do Artesanato Paraibano, que fica no bairro Tambaú, aberto diariamente, de 9h às 19h. Lá, é possível encontrar bolsas, itens para casa, tapetes, roupas, acessórios em couro, quadros, entre outros produtos.
 
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.