Desde 2021, a Coopersul Reciclagem realiza um processo sustentável de gestão de resíduos orgânicos (restos de alimentos) através da compostagem (transformação em adubo). Neste período, já foram mais de 60 toneladas de resíduos transformados em Adubidu, mais de 200 pessoas capacitadas, mais de 10 famílias beneficiadas, mais de 20 toneladas de Adubidu produzidos e um impacto social e ambiental de grandes proporções.
Esta ação só foi possível devido aos parceiros, em especial o Projeto Decompondo Unifal, coordenado pelo professor Thales Trez e pelo Projeto Recicla Vidas, coordenado pela gestora Elizabete Costa e financiado pelo Instituto Alcoa, além de todo o empenho da equipe Coopersul.
Em maio deste ano, a vice-presidente da Coopersul, Elizabete Costa, foi convidada para falar sobre reciclagem aos alunos do Projeto Menino do Dedo Verde, que acontece na Escola Municipal Vitalina Rossi, concebido e executado pela professora Magda e financiado pela BRZ Empreendimentos. Desde então, as ações se potencializam.
Em junho os alunos visitaram a Coopersul e agora, dia 26 de julho, foi iniciada a Vitaleira - a leira de compostagem na escola Vitalina Rossi, sob orientação das responsáveis pelo Projeto Recicla Vidas, Elizabete Costa e Marielle Rezende.
"Foi uma satisfação enorme ver a leira de compostagem na escola começar, fiquei muito feliz e emocionada com este momento”, comenta a professora Magda, que dentro do Projeto Vitalina Verde, adquiriu uma quantidade do Adubidu já pronto, produzido pela Coopersul, para que os alunos criem canais de venda e gerem renda a partir desta ação, incentivando o empreendedorismo.