Brand-News Publicidade 1200x90
27/07/2023 às 14h46min - Atualizada em 27/07/2023 às 14h46min

Exposição Duo Drag chega à cidade de São João da Boa Vista

FONTE: Beatriz Siqueira - [email protected] - FOTO: Gabriel Gouvêa
A Duo Drag esteve em cartaz na sede do MDS em 2022 e agora está itinerante em São João da Boa Vista
,
Mostra itinerante do Museu da Diversidade Sexual reúne narrativas inéditas de performistas consagradas, além de histórias de shows e backstages
 
Em mais uma iniciativa de levar cultura e arte para além da região da Praça da República, o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativa do Estado de São Paulo, promove a mostra itinerante Duo Drag em São João da Boa Vista (SP). A exposição já está disponível para moradores e turistas na Galeria Angela Bonfante desde o dia 17 de julho.
 
Duo Drag, idealizada pelo fotógrafo Paulo Vitale, já esteve em cartaz na sede do MDS em 2022, e expõe fotos de 50 drag queens, entre elas estão artistas com carreiras consolidadas e as que estão no início de suas trajetórias. A curadoria é de Leonardo Birche e inclui diversas artistas que são referências dessa representação, como Silvetty Montilla, Marcia Pantera, Miss Judy Rainbow, Lysa Bombom e Kaká Di Polly, uma das maiores drag queens de São Paulo e que faleceu recentemente.
 
Através de fotos e vídeos, a ideia é transmitir a história por trás das performances, maquiagens e perucas. “Tentar narrar uma história da arte Drag Queen é falar sobre a potência artística que cada uma das artistas carrega, a sobrevivência cotidiana, os estigmas, as cicatrizes, as glórias e a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+”, afirma Birche.
 
Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o fotógrafo Paulo Vitale retratou drags montadas e desmontadas, revelando as pessoas que dão vida às personagens. “Convidei drag queens de vários nichos, amadoras e profissionais, famosas e anônimas, ícones e iniciantes. Meu intuito foi explorar a magia única de cada caracterização, pois, ao usar o próprio corpo como base, essa manifestação artística é visceral e libertadora”, diz Vitale.
 
A itinerância é uma ação em parceria com a Associação & Grupo Quatro Estações, ONG de direitos humanos com recorte na sexualidade e realizadora da Parada do Orgulho de Ser LGBT+ em São João da Boa Vista.
 
SOBRE O FOTÓGRAFO PAULO VITALE - Cursou História na Universidade de São Paulo (USP) e Fotografia no International Center of Photography, de Nova York. Como fotógrafo, percorreu mais de 50 países fazendo trabalhos editoriais, corporativos e publicitários. Ganhou 15 prêmios Abril com suas fotografias. Tem mais de 100 capas publicadas nas principais revistas brasileiras, como Marie Claire, Vip, Alfa, Veja, Época, Men’s Health e GQ, dentre outras. Em agosto de 2018, publicou o livro de retratos “Feito no Brasil”, com 50 personalidades relevantes da sociedade do Brasil. Em 2020, publicou também o livro de retratos “Feito no Sumaré”, que contou a história do bairro Sumaré por meio de retratos de personagens moradores e pontos relevantes do bairro. Já retratou grandes personalidades brasileiras e mundiais, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Bill Clinton, Mark Zuckerberg e Pelé.
 
SERVIÇO: 
Período: 17 a 31 de julho
Local: Galeria Angela Bonfante
Endereço: Rua Carlos Kielander, nº 164 – Centro - São João da Boa Vista (SP)  
Horário: Todos os dias, das 9h às 17h
Entrada Gratuita 
 
 

 
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.