Brand-News Publicidade 1200x90
26/07/2023 às 16h40min - Atualizada em 26/07/2023 às 16h40min

“Tachada de Mineiridade”: visita guiada ao Sítio dos Tachos proporciona uma vivência tipicamente mineira

FONTE E FOTOS: Gláucio Peron
No sítio agroecológico são produzidos doces artesanais; o produtor e contador de causos Glácio Peron conduz a visita, que conta ainda com um Café Caipira
 
“Tachada de Mineiridade” é o nome da visita guiada que acontece de duas a três vezes ao ano no Sítio dos Tachos - um espaço agroecológico, recém batizado com o sugestivo nome, onde são produzidos doces artesanais tipicamente mineiros. A última edição da temporada de inverno 2023 acontece neste sábado, 29 de julho, às 9h30 (detalhes no final do texto).
 
É quando entra em cena o produtor, contador de causos e empresário Gláucio Peron (foto), o já famoso “Doceiro Caipira”. Ele conta a saga de sua família da Itália até o Brasil, assim como tantas famílias italianas, em busca de prosperidade em terras tupiniquins. E conta também toda história que envolve a Doce da Roça, marca que viralizou por esse universo devido ao ineditismo de se produzir doces genuinamente mineiros do “tamanho de uma roda de caminhão”, que a fez frequentar programas de TV Brasil afora e as páginas do Guinness Book - o livro dos recordes mundiais por duas vezes: uma ao produzir um doce de abóbora com lascas de coco com 551 kg, e depois com 633 kg, batendo o seu próprio recorde. Este doce também detém o título de melhor doce de fruta do Brasil.
 
Na visita guiada, o doceiro caipira passeia com os visitantes no pomar orgânico em formação para mostrar o manejo e os desafios que se enfrenta para produzir frutas livres de agrotóxico.
A próxima etapa é participar da tachada propriamente dita: colocar lenha na fornalha, mexer o tacho com colher de pau e conhecer algumas técnicas do feitio do doce que sua avó lhe ensinou.
Depois disso, é hora de dar o ponto no doce e servir ainda “pelando” aos participantes em uma simples folha de bananeira. “Um must, uma verdadeira delícia!”, avisa Gláucio.
 
Mas o ápice da experiência é o final: depois de enformar o doce em tabuleiro de madeira, rapar o doce que fica grudado no tacho, é o momento mais esperado por todos: “com uma colher na mão, os visitantes se acotovelam como os primos faziam antigamente”, brinca o empresário.
“Esse é o auge da vivência já que traz muitas lembranças afetivas a todos, relembrando uma deliciosa infância ao lado de nossas famílias, saboreando um delicioso doce à beira do fogão a lenha”, afirma Gláucio. “É comum as pessoas se emocionarem e até chorarem quando estão dentro dessa cena”, relata.
 
E para finalizar esse passeio glutão, é oferecido o Café Caipira, um café em uma farta mesa de 6 metros situada embaixo de um pergolado, com uma majestosa boungaville bonina sombreando a todos presentes.
À mesa, todos os quitutes possíveis e imagináveis vindos diretamente de um fogão a lenha que fornece calor e aconchego.
 
Além disso, a propriedade tem um projeto de Economia Circular que contempla produtos de outros sitiantes vizinhos, como queijos e rapaduras, que colaboram para deixar o passeio ainda mais saboroso.
 
A “Tachada de Mineiridade” tem duração de 2h30, aproximadamente, funciona com pré-agendamentos e com turma de no máximo 30 pessoas.
É oferecida apenas duas a três vezes por ano a um custo de R$ 150,00 por pessoa. Crianças até 5 anos não pagam, e de 5 a 12 anos pagam R$ 100,00.
 
Mais informações no Instagram @docedaroça ou no do próprio @doceirocaipira, além do WhatsApp (35) 9 9209-0908.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.