Brand-News Publicidade 1200x90
21/07/2023 às 16h08min - Atualizada em 21/07/2023 às 16h08min

Projeto cultural celebra a diversidade e preserva a culinária tradicional dos Povos de Terreiro

FONTE E FOTO: Moringa Cultura - [email protected]
,
O projeto cultural Cozinha Ancestral está em destaque na programação do Festival de Inverno 2023, trazendo à tona a riqueza e a autenticidade das tradições culinárias dos Povos de Terreiro. Com o intuito de preservar o legado ancestral e celebrar a diversidade cultural, o projeto oferece uma oportunidade única para o público mergulhar nas raízes gastronômicas dessas comunidades tão significativas para a nossa história.
 
As oficinas de culinária tradicional do Cozinha Ancestral são conduzidas pelas integrantes do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, comunidade pertencente aos Povos de Terreiro de Matriz Africana e que traz consigo um conhecimento vasto e autêntico transmitido de geração em geração. O encontro é uma jornada gastronômica enriquecedora, que se aprofunda em sabores, rituais e a conexão espiritual entre a comida e o cotidiano dessa comunidade.
 
"O objetivo central do projeto Cozinha Ancestral é valorizar, preservar e compartilhar a culinária tradicional dos Povos de Terreiro, que é um importante patrimônio cultural do nosso país", afirma Fernanda Gonçalves, idealizadora e coordenadora do projeto. "Esse encontro é uma oportunidade para o público aprender sobre a história e a cultura dessas comunidades, e também para homenagear suas contribuições significativas à nossa sociedade”, complementa Simone Souza, que também integra a equipe do projeto.
 
O encontro abrange diversas tradições, como a culinária de matriz africana, indígena e afro-brasileira, onde serão apresentados pratos típicos. Além de aprenderem a preparar refeições deliciosas, os participantes do encontro também terão a chance de compreender o simbolismo por trás de cada alimento e a importância das cerimônias e celebrações que envolvem a comida nos Povos de Terreiro.
O projeto Cozinha Ancestral também busca promover a valorização das tradições culinárias ancestrais, reconhecendo a importância da comida como um elemento central na preservação da cultura e da identidade de uma comunidade. Cada encontro é uma celebração da diversidade cultural do Brasil, um convite para abraçar a pluralidade presente em nossa sociedade e fortalecer o respeito às diferentes manifestações culturais.
 
O encontro do projeto é aberto ao público e será realizado no dia 22 de julho, às 16h, no parque Antônio Molinari, durante a programação do Festival de Inverno, realizado pela Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com a produção da Moringa - Projetos Afrorreferenciados.

SOBRE O PROJETO COZINHA ANCESTRAL - Iniciativa cultural que visa preservar, valorizar e celebrar a culinária tradicional dos Povos de Terreiro, reconhecendo a sua importância como patrimônio cultural do Brasil. Através de oficinas de culinária ministradas pela comunidade do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, o projeto oferece uma oportunidade única para o público conhecer e se conectar com as tradições gastronômicas, rituais e simbolismos presentes nas refeições dessas culturas.
 
SERVIÇO:
Cozinha Ancestral

Data: 22 de julho, sábado
Horário: 16h
Local: Parque Municipal Antônio Molinari
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.