Brand-News Publicidade 1200x90
20/07/2023 às 15h20min - Atualizada em 20/07/2023 às 15h20min

Secretário de Cultura de Poços de Caldas é embaixador do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas - FOTO: Arquivo pessoal
,
Evento será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, em Vitória/ES
 
O secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra (foto), que também preside a Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, é embaixador do estado no I Encontro Nacional de Gestores da Cultura, que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, em Vitória/ES.
O evento é uma realização do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, em parceria com a UNESCO no Brasil, Fundação Itaú e Itaú Cultural, Instituto Cultural Vale, Secult/ES e Ministério da Cultura, com apoio da Ufes e TVE.
 
Pela primeira vez após o contexto pandêmico, gestores públicos de cultura de todo o país se reunirão presencialmente, fortalecendo sua articulação em rede e avançando nas pautas relacionadas à área. Será uma oportunidade para reflexão, debates e melhor preparação para a nova fase da gestão pública de cultura no Brasil.
 
A Lei Aldir Blanc, em 2020, trouxe uma experiência pioneira nas políticas culturais, permitindo a execução de recursos financeiros em nível interfederativo. Agora, com a Lei Paulo Gustavo e a Lei da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, novos repasses financeiros foram conquistados em 2022 e continuarão nos próximos anos, beneficiando os agentes culturais.
 
O compromisso dos gestores públicos é garantir que esses recursos sejam acessíveis aos agentes culturais, para reconhecê-los, qualificá-los e incentivar o desenvolvimento de iniciativas culturais, promovendo o acesso à cultura para todas as populações.
 
Nesse contexto, o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura trará uma programação repleta de diálogos, minicursos e encontros. Os Diálogos Necessários instigarão a reflexão sobre os desafios atuais e as propostas para superá-los. Já os Minicursos oferecerão capacitação para aprimorar o trabalho dos gestores públicos e os Encontros Temáticos visam fortalecer as redes de gestores para a articulação e defesa de pautas após o evento.
 
Os embaixadores e embaixadoras do Encontro, como o secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas, estão mobilizando as caravanas de seus estados para participar desta grande articulação dos gestores públicos de cultura. “Sem dúvida, será uma grande oportunidade de compartilhar saberes, aprender com as trocas de experiências e fortalecer a cultura no município, no estado de Minas Gerais e em todo o país”, ressalta Gustavo Dutra.
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.